SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
26/07/2022 às 14h20min - Atualizada em 26/07/2022 às 14h01min

Quer mudar o mundo? Comece por essas 8 iniciativas

SUAIMPRENSA - sosnoticias.com.br
Quer mudar o mundo? Comece por essas 8 iniciativas - Foto: Divulgação
Mudar o mundo parece um desafio grande demais para uma pessoa só. E, na verdade, é mesmo, se você não começar por algum lugar. O importante é cada um dar o primeiro passo. Pequenas ações de impacto social podem fazer uma grande diferença na vida de alguém.
 
Por mais clichê que pareça, se você quer a mudança, é necessário começar por você mesmo. Por isso, veja 8 iniciativas que você pode aplicar na sua vida que vão ajudar o mundo a ser um lugar muito melhor.

Mudar o mundo é mudar a mente

Para conseguir causar um impacto social positivo no mundo, é preciso, primeiro, mudar os hábitos e a forma de enxergar o que te cerca. Então é hora de deixar de lado o comum costume de reclamar e encher a mente de coisas positivas.
 
Ninguém está falando para você virar a Pollyana, de Eleanor H. Porter, e ficar em um eterno jogo do contente. A ideia é prestar mais atenção ao que pode oferecer de bom e mudar o mundo a partir do que está a seu alcance.
 
Confira algumas pequenas grandes ações que você pode fazer no seu dia a dia:

1) Compartilhe notícias boas

O mundo já está muito cheio de ‘reclamões’, notícias negativas e de haters. Quebre esse ciclo e compartilhe notícias boas em suas redes sociais. Conte para um amigo alguma ação social que conheceu pela internet ou uma história fofa que te fez sorrir.
 
Notícias boas também são uma recarga na bateria de esperança e de boas energias.
 

2) Faça trabalho voluntário

A corrente do bem é formada pela união de pessoas que se ajudam e se apoiam. Fazer trabalho voluntário é se dar um pouco a quem realmente precisa. Cinco minutos, que seja, que você se dedica a tocar violão para um idoso em uma casa de repouso já vai transformar aquele mundo em um lugar mais leve. 

3) Doe coisas em bom estado que não usa mais

Sabe aquela blusa de frio que você tem guardada há mais de três anos no armário e usou duas vezes? Pois é. Ela pode fazer a diferença para uma pessoa que mal tem um teto para dormir.
 
Por isso, de tempos em tempos dê um “limpa” em sua casa. Veja o que usa, o que não usa. Avalie o que ainda está em bom estado e doe para quem precisa.

4) Adote um animal

Um levantamento da Organização Mundial da Saúde mostra que no Brasil há cerca de 30 milhões de animais abandonados. Se você tiver condições financeiras e emocionais, por que não adotar um deles?
 
Assim como nós, os animais só precisam de afeto, comida e água para serem mais felizes. Quando você dá um lar para um pet, você está, também, contribuindo para que ele não pegue ou transmita doenças, além de fazer um bichinho muito, mas muito feliz. 

5) Não desperdice água

Apenas 2,5% do mundo é formado por água doce — aquela que você pode consumir — e, dessa porcentagem, quase 70% é de difícil acesso, pois está congelada nas geleiras. Então chega de desperdício.
 
Já pensou se todos os dias as mais de 7 milhões de pessoas do mundo tomarem um banho 5 minutos menos demorado? Ou fechasse a torneira enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes? Comece por você então. Cada gota salva é sagrada.

6) Ajude uma pessoa por dia

Já ouviu dizer que gentileza gera gentileza? Pois é! Tente ajudar uma pessoa por dia. Seja o clássico “ajudar um idoso a atravessar a rua”, pegar a sacola de compras de um vizinho, ou mesmo segurar o elevador para alguém entrar.
 
Estes são hábitos que vão fazer a diferença, inclusive, no seu humor. Além disso, o mundo de quem está sendo ajudado com certeza será um pouco melhor. 

7) Jogue lixo no local correto e recicle

Jogar lixo em lugares impróprios é uma fonte de diversos problemas: urbanos e naturais. Sabe aquela enchente que veio depois de uma chuva muito forte? Pois então, pode ter sido causada por uma série de papéis que foram descartados na rua, ao invés de uma lixeira.
 
Já passou o tempo de usar os recursos naturais como se fossem infindáveis e inabaláveis. Cabe a cada morador do planeta fazer a sua parte. Jogar lixo no local correto e separar os materiais recicláveis já é um bom começo para mudar o mundo.

8) Elogie alguém

Receber um elogio é como ganhar um presente, mas tem que ser sincero. Claudio Simon Hutz, psicólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, acredita que elogios devem fazer parte da educação básica.
 
Segundo ele, elogias estimula a empatia e enaltece o que é bom, trazendo vários benefícios para quem o recebe.
 
Com todas essas dicas, pronto para plantar a sementinha e começar a mudar o mundo?

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp