À medida que as criptomoedas se tornam cada vez mais populares, mais e mais pessoas querem investir nelas. Mas por quê? Por que colocar seu dinheiro em algo tão arriscado?
Acontece que há muitas boas razões para investir em criptomoedas, mesmo que você esteja apenas começando!
Hoje, estamos falando dos cinco principais motivos pelos quais você deve considerar investir em criptomoedas – independentemente de você ser ou não um investidor iniciante!
Países como El Salvador e República Centro-Africana viram suas moedas locais perderem valor significativo à medida que continuam a imprimir cada vez mais dinheiro.
O bolívar venezuelano, por exemplo, perdeu 98% de seu valor em relação ao dólar americano no último ano e agora está em 8,10 VES para 1 USD.
Uma situação semelhante pode ser encontrada na Argentina, que vem tentando, sem sucesso, parar a inflação com limites de preços em algumas mercadorias.
Os investidores estão apostando que o peso argentino (moeda oficial do país) continuará a desvalorizar e que os argentinos eventualmente recorrerão ao Bitcoin em vez de sua própria moeda como alternativa.
A boa notícia é que, em vez de deixar a economia ditar para que lado o Bitcoin vai, os governos podem regular seu uso para fornecer alguma estabilidade.
Não é uma regulação perfeita, mas ajuda a equilibrar parte do risco que vem com o uso do Bitcoin como investimento.
Além disso, as criptomoedas para iniciantes permitem que você invista a taxas mais valorizadas do mercado. São ótimos investimentos alternativos para poupadores ou para pessoas preocupadas com a moeda fiduciária de seu país.
Quando o assunto é criptomoedas para iniciantes, os recursos de segurança também são importantes.
O blockchain é descentralizado e não está sujeito ao tempo de inatividade do servidor. Isso significa que os dados sobre a tecnologia estão disponíveis para todos e não podem ser adulterados.
Além disso, as transações são rastreáveis e transparentes – para que você saiba para onde seu dinheiro está indo o tempo todo.
De igual forma, a transparência dos criptoativos pode levar a uma maior responsabilização de governos e empresas. Por exemplo, muitas pessoas perderam a fé em grandes instituições financeiras após a crise econômica de 2008, quando os bancos foram considerados culpados de práticas irresponsáveis de empréstimos que levaram ao aumento da tomada de risco.
Se mais pessoas tivessem acesso às suas informações sobre o que essas empresas estavam fazendo a portas fechadas, isso poderia ter ajudado a evitar essa confusão completamente.
A transparência através das criptomoedas ajuda a colocar o poder de volta nas mãos dos consumidores quando eles têm conhecimento sobre o que estão pagando.
Você já deve ter ouvido falar do Bitcoin e do mercado de criptomoedas em expansão. E você pode até estar pensando em investir neles.
Para te ajudar com isso, aqui está mais um dos motivos pelos quais você deve considerar criptomoedas para iniciantes...
À medida que mais e mais pessoas usam criptomoedas, a popularidade desses ativos continuará a crescer.
Mais empresas estão investindo agora em criptomoedas, o que significa que há muitas oportunidades de compra e venda. E mesmo que você possa ser um iniciante, isso não significa que você não pode se divertir investindo nessas moedas!
Há anos, a MicroStrategy vem acumulando Bitcoin e esperando pacientemente que o mercado se estabilize. Em setembro de 2020, eles tinham 124.391 moedas e continuaram firmes em meio a um clima econômico instável.
Um paralelo perfeito pode ser traçado entre o CEO da Tesla, Elon Musk – que comprou US$ 1,5 bilhão em Bitcoin no início de 2021 e depois vendeu alguns durante o primeiro trimestre daquele ano – bem como startups brasileiras, incluindo a Yubb (fundada por Bernardo Pascowitch) e a Empiricus.
Moedas digitais como o Bitcoin são negociadas em exchanges de criptomoedas em todo o mundo. Com muito interesse dos investidores, estes ativos estão sendo considerados para investimento por muitas pessoas. Saiba mais sobre criptomoedas para iniciantes e como elas geram lucro.
As criptomoedas são relativamente novas, com o Bitcoin sendo o primeiro a ser lançado em 2008.
O potencial de valorização é alto para esses ativos porque eles só existem há cerca de 10 anos. Os baixos níveis de oferta e a alta demanda significam que o valor dessas moedas pode aumentar substancialmente.
Também não há controle centralizado sobre as criptomoedas, o que significa que não há país que tenha uma clara vantagem quando se trata de regulá-las. Isso as deixa livres para crescer, e não serem constrangidas por regulamentos ou regras a que outros ativos estão sujeitos.
Além disso, a maioria das moedas digitais não dependem dos bancos, então você não precisará se preocupar com as taxas de juros mudando e afetando seu investimento.
Transferir dinheiro em um dia ou hora de sua escolha sem esperar por um dia útil ou horário comercial é apenas um dos muitos benefícios das criptomoedas.
Além disso, com criptomoedas, você também tem o benefício de poder transferir dinheiro anonimamente. E, ao contrário das moedas fiduciárias, como o Dólar americano e o Euro, não há nenhuma organização central que controle a oferta e distribuição de criptomoedas.
Isso significa que tais ativos estão livres de inflação e manipulação de países ou corporações que têm interesse em ver sua moeda desvalorizada ou manipulada para seu próprio ganho pessoal.
Também não dá para negar o fato de que, hoje em dia, é mais provável que paguemos com nosso telefone do que tirar dinheiro do caixa. Também podemos fazer compras online com apenas alguns cliques.
Sem a necessidade de carregarmos mais dinheiro físico, por que não investir um pouco dele?
Ao investir seu dinheiro em criptomoedas, você está basicamente aplicando seu dinheiro em um ativo que é seguro e global.
Uma carteira de criptomoedas pode ser tão simples quanto um aplicativo em seu telefone, que inclusive você pode usá-la para armazenar diferentes moedas como Bitcoin ou Ethereum e enviá-las de um endereço para outro sem precisar da ajuda de outra pessoa.
Ei, a gente ouviu que você gosta de dinheiro. Bem, temos uma lista das 5 melhores criptomoedas para iniciantes aqui. Confira!
É importante lembrar que as criptomoedas ainda são novas e ainda há riscos. Mas não há como negar que o mundo está mudando, especialmente quando se trata de dinheiro. A única pergunta é, você fará parte da mudança? Se sim, o que você está esperando?
Muitos especialistas preveem que será o futuro do dinheiro. Por isso, recomendamos que você leia este artigo para obter mais informações sobre criptomoedas para iniciantes.
Comente abaixo para compartilhar o que você pensa sobre investir em criptomoedas também. Compartilhe suas opiniões!