A maioria das pessoas sabem que as alergias são reações a certas substâncias, mas por que e como isso ocorre?
Bem, no caso de uma alergia, o sistema imunológico se torna hipersensível a substâncias estranhas realmente inofensivas (alérgenos), como pólen, certos alimentos, entre outros.
Os sintomas às vezes podem ser leves, mas também podem ser muito limitantes e restringir a vida cotidiana das pessoas. Já em outros casos, pode até mesmo ser fatal, pois dependendo do tipo de alergia, há o risco de uma reação como choque anafilático.
Por isso, é necessário conhecer o alérgeno causador. Mas como?
Com o teste de alergia gratuito disponibilizado pelo projeto Brasil Sem Alergia no Rio de Janeiro e Baixada Fluminense.
E então, pronto para descobrir mais sobre o assunto?
A tendência para uma pessoa se tornar alérgica é muitas vezes relacionada com a hereditariedade. Tal tendência é o que os especialistas chamam de "Atopia", ou seja, predisposição.
Se isso realmente leva a uma alergia depende, entre outras coisas, de influências ambientais.
Fatores como a poluição do ar e a fumaça do cigarro podem promover alergias e doenças secundárias, como a asma, por exemplo.
Em uma reação alérgica, o sistema imunológico do corpo reage a certas substâncias (alérgenos) realmente inofensivas, como um patógeno ou corpo estranho.
Ácaros ou alimentos geralmente não representam perigo para o corpo, mas no caso de um alergia, no entanto, eles desencadeiam reações desconfortáveis.
Isso ocorre porque o sistema imunitário forma anticorpos (anticorpos IgE) contra essas substâncias, porque as considera prejudiciais e tenta combatê-las.
Estes anticorpos formam-se no primeiro contato com o alérgeno e se ligam a certas células. Esse processo é chamado de "sensibilização". Se houver contato subsequente, essas células liberam substâncias químicas, incluindo o hormônio Histamina.
Essas são as substâncias responsáveis por desencadear reações alérgicas, como espirros, tosse ou erupção cutânea.
Antes de conhecer mais sobre o teste de alergia em Duque de Caxias, é importante entender como as alergias se desenvolvem, então, aqui estão algumas de suas etapas:
As alergias geralmente começam na infância e adolescência, e muitas vezes persistem por toda a vida.
As alergias se desenvolvem quando o sistema imunológico reage desnecessariamente e violentamente ao contato do corpo com certas substâncias (alérgenos).
As doenças alérgicas são uma série de patologias associadas à hipersensibilidade do sistema imunológico a quaisquer agentes ambientais (antígenos), geralmente inofensivos para a maioria das pessoas.
Basicamente, antígeno é qualquer substância considerada pelo organismo como estranha, estimulando a produção de anticorpos específicos.
então se o antígeno causa reações alérgicas, é chamado de alérgeno. O aparecimento de sensibilidade aumentada ao antígeno no corpo é chamado de sensibilização.
Quando uma pessoa predisposta interage pela primeira vez com um alérgeno, ele não tem alergias, leva algum tempo para sensibilizar. E tudo isso termina com a produção de anticorpos específicos - imunoglobulinas Ig E.
Com uma reação alérgica, a exposição repetida ao alérgeno provoca a liberação de um grande número de substâncias bioativas pelas células do sistema imunológico, principalmente mediadores inflamatórios e histamina.
Isso pode levar ao desenvolvimento de reações locais relativamente leves (vermelhidão, coceira, inflamação local) e consequências graves e fatais (choque anafilático).
Alguns gatilhos típicos para as alergias são:
As reações alérgicas ocorrem mais frequentemente no trato respiratório, pele e membranas mucosas.
Os sintomas geralmente ocorrem imediatamente após o contato, e às vezes apenas algumas horas após.
Os sintomas típicos de alergias são:
Na maioria dos casos, as partes do corpo que têm contato direto com o gatilho da alergia (alérgeno) reagem. Assim, os alimentos podem causar coceira e inchaço da boca e da língua.
O pólen entra em contato pela primeira vez com o trato respiratório superior, o que leva ao corrimento nasal ou espirros.
Alergias a ácaros ou pelos de animais podem causar desconforto durante todo o ano, pois os alérgenos não estão apenas no ar que respiramos na primavera ou no verão.
Nas alergias a medicamentos, alimentos e picadas de insetos, os sintomas são limitados a situações individuais, mas muitas vezes muito mais fortes, podendo até mesmo culminar em uma reação anafilática, que pode ser fatal.
Os sintomas também se espalham para outras áreas do corpo – por exemplo, o trato gastrointestinal, o trato respiratório ou o sistema cardiovascular.
Inclusive, a reação anafilática pode causar coceira, inchaço, dor abdominal, náuseas, vômitos, comprometimento da consciência, falta de ar e queda da pressão arterial, entre outras coisas.
Por isso, o teste gratuito de alergia no Rio de Janeiro e Baixada Fluminense é tão importante.
No Brasil, pouco mais de 30% das pessoas possuem alergias, índice considerado alto pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Inclusive, a rinite alérgica é a que possui uma incidência maior, aproximadamente 25% dos brasileiros são acometidos. E em seguida, vem a asma alérgica que atinge cerca de 20% das crianças e adolescentes.
Mas há alto índice também em outros tipos de alergia, como por exemplo, a alergia a medicamentos segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, atinge aproximadamente 12% dos brasileiros.
E apesar de ter tantas pessoas sofrendo com alergias, há uma carência nos atendimentos e tratamentos especializados.
E o serviço social prestado pelo projeto Brasil Sem Alergia, é o que torna ele único.
Bem, agora você já viu tudo o que precisava sobre as alergias, e também os perigos que elas representam.
Então agora vamos conhecer o teste de alergia gratuito do projeto Brasil Sem Alergia, que promove ações beneficentes por meio de diagnósticos, e tratamentos de alergias, também às pessoas de baixa renda, melhorando então, a qualidade de vida de milhares de brasileiros, com a inclusão social.
Esses são os principais testes de alergia. Veja como funcionam:
Se você está se questionando se os testes doem ou são perigosos, saiba que são bastante seguros, não são dores fortes, e as reações são rapidamente tratadas pelo alergista especialista.
E então? O que está esperando para visitar o site Brasil Sem Alergia e ter acesso a diversos procedimentos de prevenção, combate e controle de processos alérgicos e de doenças ligadas ao sistema imunológico?
Se o que te impede é a questão financeira não se preocupe, pois eles promovem também inclusão social nos atendimentos de pessoas mais necessitadas.
Por isso, agende sua consulta para fazer o teste de alergia em Duque de Caxias, ou demais regiões do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense.