SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
22/02/2023 às 09h33min - Atualizada em 22/02/2023 às 09h27min

Teste gratuito de alergia: Veja tudo sobre alergias e como funcionam os testes no Rio de Janeiro e Baixada Fluminense

Confira como funciona o teste gratuito de alergia no Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, e informações importantes sobre as alergias, como sintomas, causas e tratamentos.

SUAIMPRENSA - sosnoticias.com.br
Foto: Divulgação

A maioria das pessoas sabem que as alergias são reações a certas substâncias, mas por que e como isso ocorre?

 

Bem, no caso de uma alergia, o sistema imunológico se torna hipersensível a substâncias estranhas realmente inofensivas (alérgenos), como pólen, certos alimentos, entre outros. 

 

Os sintomas às vezes podem ser leves, mas também podem ser muito limitantes e restringir a vida cotidiana das pessoas. Já em outros casos, pode até mesmo ser fatal, pois dependendo do tipo de alergia, há o risco de uma reação como choque anafilático.

 

Por isso, é necessário conhecer o alérgeno causador. Mas como?

 

Com o teste de alergia gratuito disponibilizado pelo projeto Brasil Sem Alergia no Rio de Janeiro e Baixada Fluminense.

 

E então, pronto para descobrir mais sobre o assunto?

Quais são as causas e fatores de risco para as alergias?

 

A tendência para uma pessoa se tornar alérgica é muitas vezes relacionada com a hereditariedade. Tal tendência é o que os especialistas chamam de "Atopia", ou seja, predisposição. 

 

Se isso realmente leva a uma alergia depende, entre outras coisas, de influências ambientais. 

 

Fatores como a poluição do ar e a fumaça do cigarro podem promover alergias e doenças secundárias, como a asma, por exemplo.

 

Em uma reação alérgica, o sistema imunológico do corpo reage a certas substâncias (alérgenos) realmente inofensivas, como um patógeno ou corpo estranho. 

 

Ácaros ou alimentos geralmente não representam perigo para o corpo, mas no caso de um alergia, no entanto, eles desencadeiam reações desconfortáveis. 

 

Isso ocorre porque o sistema imunitário forma anticorpos (anticorpos IgE) contra essas substâncias, porque as considera prejudiciais e tenta combatê-las.

 

Estes anticorpos formam-se no primeiro contato com o alérgeno e se ligam a certas células. Esse processo é chamado de "sensibilização". Se houver contato  subsequente, essas células liberam substâncias químicas, incluindo o hormônio Histamina

 

Essas são as substâncias responsáveis por desencadear reações alérgicas, como espirros, tosse ou erupção cutânea.

 

As etapas do desenvolvimento de uma alergia

 

Antes de conhecer mais sobre o teste de alergia em Duque de Caxias, é importante entender como as alergias se desenvolvem, então, aqui estão algumas de suas etapas:

 
  • Curso

 

As alergias geralmente começam na infância e adolescência, e muitas vezes persistem por toda a vida. 

 

As alergias se desenvolvem quando o sistema imunológico reage desnecessariamente e violentamente ao contato do corpo com certas substâncias (alérgenos).

 

As doenças alérgicas são uma série de patologias associadas à hipersensibilidade do sistema imunológico a quaisquer agentes ambientais (antígenos), geralmente inofensivos para a maioria das pessoas.

 

Basicamente, antígeno é qualquer substância considerada pelo organismo como estranha, estimulando a produção de anticorpos específicos. 

então se o antígeno causa reações alérgicas, é chamado de alérgeno. O aparecimento de sensibilidade aumentada ao antígeno no corpo é chamado de sensibilização. 

 

Quando uma pessoa predisposta interage pela primeira vez com um alérgeno, ele não tem alergias, leva algum tempo para sensibilizar. E tudo isso termina com a produção de anticorpos específicos - imunoglobulinas Ig E.

 

Com uma reação alérgica, a exposição repetida ao alérgeno provoca a liberação de um grande número de substâncias bioativas pelas células do sistema imunológico, principalmente mediadores inflamatórios e histamina. 

 

Isso pode levar ao desenvolvimento de reações locais relativamente leves (vermelhidão, coceira, inflamação local) e consequências graves e fatais (choque anafilático).

 

Alguns gatilhos típicos para as alergias são:

 
  • Pólen;
  • Ácaros;
  • Pelos de animais;
  • Produtos químicos;
  • Alimento
  • Medicação
  • Látex.
 

As reações alérgicas ocorrem mais frequentemente no trato respiratório, pele e membranas mucosas. 

 

Os sintomas geralmente ocorrem imediatamente após o contato, e às vezes apenas algumas horas após.

 
  • Sintomas

 

Os sintomas típicos de alergias são:

 
  • Resfriados, tosses e espirros;
  • Problemas respiratórios;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Coceira;
  • Erupção cutânea;
  • Inchaço das membranas mucosas;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Nariz escorrendo ou congestionado.
 

Na maioria dos casos, as partes do corpo que têm contato direto com o gatilho da alergia (alérgeno) reagem. Assim, os alimentos podem causar coceira e inchaço da boca e da língua. 

 

O pólen entra em contato pela primeira vez com o trato respiratório superior, o que leva ao corrimento nasal ou espirros.

 

Alergias a ácaros ou pelos de animais podem causar desconforto durante todo o ano, pois os alérgenos não estão apenas no ar que respiramos na primavera ou no verão. 

 

Nas alergias a medicamentos, alimentos e picadas de insetos, os sintomas são limitados a situações individuais, mas muitas vezes muito mais fortes, podendo até mesmo culminar em uma reação anafilática, que pode ser fatal.

 

Os sintomas também se espalham para outras áreas do corpo – por exemplo, o trato gastrointestinal, o trato respiratório ou o sistema cardiovascular. 

 

Inclusive, a reação anafilática pode causar coceira, inchaço, dor abdominal, náuseas, vômitos, comprometimento da consciência, falta de ar e queda da pressão arterial, entre outras coisas.

 

Por isso, o teste gratuito de alergia no Rio de Janeiro e Baixada Fluminense é tão importante.

  • Frequência

 

No Brasil, pouco mais de 30% das pessoas possuem alergias, índice considerado alto pela OMS (Organização Mundial de Saúde). 

 

Inclusive, a rinite alérgica é a que possui uma incidência maior, aproximadamente 25% dos brasileiros são acometidos. E em seguida, vem a asma alérgica que atinge cerca de 20% das crianças e adolescentes.

 

Mas há alto índice também em outros tipos de alergia, como por exemplo, a alergia a medicamentos segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, atinge aproximadamente 12% dos brasileiros. 

 

E apesar de ter tantas pessoas sofrendo com alergias, há uma carência nos atendimentos e tratamentos especializados.

 

E o serviço social prestado pelo projeto Brasil Sem Alergia, é o que torna ele único.

 

Projeto Brasil Sem Alergia: Serviço social inclusivo para identificar alergia e realizar tratamentos

 

Bem, agora você já viu tudo o que precisava sobre as alergias, e também os perigos que elas representam.

 

Então agora vamos conhecer o teste de alergia gratuito do projeto Brasil Sem Alergia, que promove ações beneficentes por meio de diagnósticos, e tratamentos de alergias, também às pessoas de baixa renda, melhorando então, a qualidade de vida de milhares de brasileiros, com a inclusão social.

 

Esses são os principais testes de alergia. Veja como funcionam:

 
  • Teste de puntura: Este teste é usado para detectar aeroalérgenos, como mofo, pólen, poeira, pêlos e ácaros. Para o teste, possíveis alérgenos são aplicados no antebraço. Posteriormente, a pele é ligeiramente “picada” nessas áreas para que os alérgenos entrem na pele. Se a pele nessas áreas fica vermelha, inchada, ou com alguma reação, semelhante a uma grande picada de mosquito, é uma reação alérgica. É bem rápido, demora apenas cerca de 15 a 20 minutos.
  • Teste de contato: Esse teste é adequado para suspeitas de alergias que não se tornam perceptíveis até metade dos 3 dias após o contato com o gatilho. Para isso, um adesivo com os alérgenos suspeitos é colocado nas costas por em média 2 dias, e verificado se a pele apresentará reações.
 

Se você está se questionando se os testes doem ou são perigosos, saiba que são bastante seguros, não são dores fortes, e as reações são rapidamente tratadas pelo alergista especialista.

 

E então? O que está esperando para visitar o site Brasil Sem Alergia e ter acesso a diversos procedimentos de prevenção, combate e controle de processos alérgicos e de doenças ligadas ao sistema imunológico?

 

Se o que te impede é a questão financeira não se preocupe, pois eles promovem também inclusão social nos atendimentos de pessoas mais necessitadas.

 

Por isso, agende sua consulta para fazer o teste de alergia em Duque de Caxias, ou demais regiões do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp