A ansiedade é o estado de agitação ou inquietação no humor. Mas você deve saber que nem toda ansiedade é prejudicial para o seu corpo e mente, inclusive, ela é necessária em um certo nível, pois é essa pequena inquietação que pode te ajudar em situações complicadas, ou de risco.
Ou seja, é importante para que você esteja atento a possíveis perigos, ou a acontecimentos relevantes.
Já no caso da ansiedade negativa, ela é responsável por provar o medo excessivo e irracional a um evento como o medo de viajar, fazer uma apresentação, etc. E além das reações psicológicas, provoca também reações físicas, como palpitações, tremores e sudorese.
Não está em nosso poder influenciar algumas fontes de ansiedade, mas podemos controlar nossa reação a elas.
E se você é uma das milhares de pessoas que sofrem com esse problema, algumas estratégias como respiração profunda, meditação e cigarro eletrônico podem ajudar. Quer saber mais?
Então continue lendo:
Você conhece a sensação de que seu coração bate mais rápido em certas situações, por exemplo, em resposta a uma situação estressante? Ou talvez suas palmas das mãos suem quando é confrontado com uma tarefa ou evento desafiador.
Ou você tem queixas gastrointestinais recorrentes. Esta é a ansiedade - uma reação natural do nosso corpo ao estresse, uma espécie de função protetora.
Esse sentimento de ansiedade não tem - em primeiro lugar - nada a ver com um transtorno mental.
Caso você ainda não conheça seus gatilhos, aqui estão alguns comuns:
Todo mundo tem gatilhos diferentes, e reconhecê-los é um dos passos mais importantes para lidar e gerenciar ataques de ansiedade.
Enquanto isso, há coisas simples (mas que funcionam) que você pode fazer para acalmar seus sentimentos de ansiedade, como por exemplo usar um pod da marca vaporesso, marca líder no mercado, entre outras dicas que você verá logo abaixo.
Para amenizar o estresse que a ansiedade causa, você pode recorrer à mudanças de pensamentos, prática de exercícios, reduzir a ingestão de cafeína, fazer respiração profunda e meditação, socializar, ter um estilo de vida saudável e usar cigarro eletrônico, como o pod descartável e o pod recarregável.
Veja mais a seguir:
Pensamentos negativos podem ficar presos em sua cabeça e distorcer a gravidade da situação.
Uma maneira é questionar seus medos, perguntar se eles são verdadeiros, e ver como você pode recuperar o controle.
Apesar de muitas pessoas não gostarem, o exercício é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para combater a ansiedade.
O conselho para expor seu corpo ao estresse do esforço físico durante o estresse mental pode parecer estranho, mas é uma das maneiras mais eficazes de combater a ansiedade.
Além disso, quanto mais regular for o seu treinamento, mais perceptível será o efeito. Existem várias explicações cientificamente sólidas para isso:
O importante é praticar atividades físicas que você goste, como caminhar, andar de bike, correr, dançar, fazer barra, etc. E não precisa de muito tempo, apenas 15 minutos já é o suficiente.
A cafeína é um poderoso estimulante que pode ser encontrada principalmente no café, mas também em chás, bebidas energéticas e até mesmo no chocolate. Altas doses podem aumentar o estado de atenção, e consequentemente a ansiedade.
Isso porque as pessoas têm diferentes limites de tolerância à cafeína. Então, se você notar que o consumo te deixa meio nervoso, agitado, ou ansioso, considere reduzir a quantidade ingerida.
O estresse mental é responsável por ativar seu sistema nervoso simpático, sinalizando que seu corpo deve entrar em modo de luta ou fuga. Neste momento, o corpo produz hormônios do estresse, e eles provocam um forte batimento cardíaco, estreitamento dos vasos sanguíneos e respiração rápida.
Nesse sentido, os exercícios de respiração profunda podem ajudar a ativar seu sistema nervoso parassimpático, que controla a resposta de relaxamento.
Existem vários tipos de exercícios para a respiração profunda: diafragmática, abdominal e rítmica. A modelo Gisele Bündchen por exemplo, pratica respiração alternativa.
Seja qual for o tipo que você escolher para si mesmo, o objetivo permanece o mesmo – focar sua consciência na respiração, tornando-a mais lenta e profunda.
Embora seja necessária alguma prática para meditar com sucesso, meditar regularmente pode treinar seu cérebro para reprimir pensamentos ansiosos quando eles surgem.
Estudos têm demonstrado que a meditação provoca mudanças em áreas do cérebro que podem ajudar a reduzir a ansiedade e alcançar um estado mais calmo.
Isso acontece porque a prática da meditação aumenta o tamanho da área do córtex pré-frontal do cérebro e do hipocampo, o que melhora a regulação das emoções. A meditação pode, portanto, ajudar a alcançar uma mente mais calma.
A meditação também diminui as atividades na amígdala, o que reduz a resposta de luta ou fuga. Além disso, a prática regular diminui os hormônios do estresse no corpo, incluindo o cortisol.
Embora todos sejam diferentes e algumas pessoas sofram de ansiedade social, passar tempo com amigos e familiares regularmente pode ajudá-lo a gerenciar seus medos.
Os contatos sociais podem ajudar a reduzir o estresse, promover sentimentos de felicidade, união, e reduzir a solidão. Pesquisas em medicina mostraram que os contatos sociais podem ajudá-lo a lidar melhor com o estresse a longo prazo.
Exercitar-se regularmente, comer refeições equilibradas, dormir o suficiente e se conectar com pessoas que você gosta são ótimas maneiras de combater os sintomas de ansiedade.
Essa é uma dica que vai principalmente para aqueles que ficam ansiosos ao tentar parar de usar o cigarro tradicional que queima tabaco e é altamente prejudicial para a saúde.
E você pode pode até perguntar: Mas o vape também faz mal, não é?!
Você vai ficar surpreso com isso, mas de acordo com um estudo da Public Health England (Serviço de Saúde do Reino Unido), os cigarros eletrônicos são cerca de 95% menos prejudiciais do que o tabaco. Isso mesmo!
A primeira vantagem inegável do vape sobre o cigarro convencional é o seu impacto na saúde. Até os pneumologistas concordam: é melhor “vapear” do que fumar!
E ainda de acordo com o Cancer Research UK “não há boas evidências de que o vapor dos cigarros eletrônicos seja prejudicial”.
Obviamente, parar completamente de usar nicotina deve continuar a ser um objetivo a alcançar para qualquer vaper, mas como você verá, reduzir o consumo de nicotina é muito mais fácil com vape, pod, pod recarregável, pod descarregável, de marcas confiáveis como a Vaporesso.
Do que parando de fumar “do nada”, o que pode causar estresse, irritabilidade, entre outras coisas! Por isso, o vape é a alternativa perfeita para controlar a ansiedade e ter uma vida mais tranquila.
Viu?! Há inúmeras maneiras formas de lidar com a ansiedade. Tudo o que você precisa fazer é seguir nossas dicas, e certamente seus dias serão mais tranquilos.