SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
14/02/2024 às 17h01min - Atualizada em 14/02/2024 às 16h40min

Dr. Fábio Audi Gonçalves: Liderando a Integração da Psicanálise na Odontologia para Atendimento de Pacientes do Espectro Autista

Entenda como a integração de aspectos psicológicos está transformando o atendimento odontológico de pacientes do espectro autista

SUAIMPRENSA - sosnoticias.com.br

Saúde bucal e bem-estar mental estão cada vez mais interligados na busca por uma abordagem clínica verdadeiramente holística. O Dr. Fábio Audi Gonçalves, cirurgião-dentista e psicanalista residente em Atibaia, interior de São Paulo, é um dos pioneiros na aplicação de princípios psicanalíticos à prática odontológica, especialmente com pacientes do espectro autista.

O autismo é caracterizado por uma série de particularidades na comunicação, interação social e comportamento, que podem afetar profundamente a experiência desses indivíduos durante tratamentos dentários. “Desde sensibilidade tátil aumentada até interpretação literal da linguagem, passando por irritabilidade a sons e movimentos, vários fatores específicos entram em jogo”, explica o Dr. Fábio.

É nesse contexto que a psicanálise se revela uma ferramenta valiosa. Ao explorar as motivações inconscientes por trás de comportamentos desafiadores apresentados por pacientes autistas, insights podem ser obtidos sobre como aprimorar o manejo clínico. “Compreender essas nuanças nos permite personalizar a abordagem e construir gradualmente um ambiente de confiança e acolhimento”, enfatiza o profissional. 

Técnicas psicanalíticas podem auxiliar em diversos aspectos, como o gerenciamento da ansiedade frequentemente desencadeada pelo ambiente odontológico em indivíduos com TEA. Além disso, um olhar atento aos aspectos psicológicos possibilita aprimorar a comunicação, essencial para explicar procedimentos de maneira alinhada à percepção sensorial única de cada paciente.
 

Recentemente, o Dr. Fábio esteve presente no 41º Ciosp (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo), atualizando-se sobre temas como sedação em autistas, abordado pela Dra. Glória Pimenta, e hipersensibilidade, área de expertise da Dra. Sofia Uemura. “Esses novos conhecimentos reforçam a importância de tratamentos atentos às particularidades sensoriais de pacientes do espectro”, afirma.

No mesmo evento, o Dr. Fábio também  esteve com o presidente da ABCD Dr. Silvio Jorge Cecchetto, os dois aproveitaram para falar sobre a importância da humanização da profissão Odontológica e tratamentos em pacientes especiais.

O psicanalista ressalta que a odontologia embasada em princípios psicanalíticos não substitui o acompanhamento psicológico propriamente dito, mas busca integrar os cuidados. "É uma jornada de descoberta pautada pela empatia, na qual buscamos compreender como cada paciente com TEA percebe e interage com o ambiente ao seu redor. Somente assim conseguimos adaptar nossos métodos e prover um atendimento verdadeiramente humanizado".

Autor do livro em desenvolvimento “O Dentista do Dr. Freud”, o Dr. Fábio é um defensor incansável da aplicação das lições da psicanálise na prática odontológica contemporânea. Seu objetivo é revolucionar os tratamentos dentários, tornando-os mais sensíveis e responsivos às necessidades psicológicas e comportamentais dos pacientes atendidos, com enfoque especial naqueles diagnosticados com TEA.

O revolucionário trabalho do Dr. Fábio Audi Gonçalves pode ser acompanhado por meio de suas redes sociais @audicaredental e @dentistadofreud e no site http://www.audicaredental.com. Na crescente valorização de uma assistência à saúde humanizada, profissionais como ele representam um avanço significativo na construção de uma odontologia mais acolhedora e alinhada aos desafios individuais apresentados por pacientes do espectro autista.




Enviado por Sua Imprensa 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp