Infelizmente, não é de hoje que ouvimos falar sobre a difícil realidade da saúde pública no Brasil, que enfrenta questões alarmantes. Uma delas vem ganhando relevância pelo conhecimento compartilhado pelo Dr. Matheus Wasem, neurologista especializado em Esclerose Múltipla: a má distribuição das verbas e consequente falta ou atraso na distribuição de medicações no sistema público do país.
Profissional com uma trajetória reconhecida pelo compromisso com seus pacientes, Dr. Wasem se dedica incansavelmente a orientar e conscientizar sobre os desafios enfrentados por quem precisa lidar com a Esclerose, inclusive quanto à dificuldade de acesso às medicações essenciais para o tratamento dela.
Diante desse panorama, o expert conta que tem ouvido relatos frequentes de pacientes que evidenciam a escassez de medicamentos de alto custo fornecidos pelo SUS, como fingolimode, natalizumabe, fumarato de dimetila, acetato de glatirâmer, betainterferonas, alentuzumabe e teriflunomida.
Ainda nesse contexto, Dr. Matheus explica que a falta e o atraso na distribuição de medicações pelo sistema público representam uma ameaça real à saúde e qualidade de vida de quem que convive com essa condição e alerta para a gravidade dessa circunstância:
“A interrupção do tratamento pode levar a uma reativação da doença, resultando em sintomas incapacitantes e sequelas neurológicas irreversíveis”, esclarece o médico.
E prossegue: “Por isso, é fundamental que não falte medicação, e se faltar, o paciente precisa entrar em contato com o seu neurologista para que, juntos, possam planejar um plano B preventivamente, até que a situação seja reestabelecida”.
Em outras palavras, o neurologista salienta a importância do diálogo entre paciente e médico para encontrar soluções alternativas e garantir a continuidade do tratamento.
“Eu entendo que muitas pessoas ainda não têm acesso a essas informações. Por isso, procuro compartilhar o máximo de conhecimento no meu perfil do Instagram e oferecer suporte, sempre que possível, para proporcionar qualidade de vida e esperança àqueles que lutam contra a Esclerose Múltipla”, finaliza o especialista.
Para acompanhar as informações mais recentes sobre o tratamento da Esclerose Múltipla, acompanhe o Dr. Matheus Wasem no Instagram.