18/04/2022 às 11h06min - Atualizada em 18/04/2022 às 11h01min

Alfabetização utilizando o alfabeto

SUAIMPRENSA - sosnoticias.com.br
Alfabetização utilizando o alfabeto
Atividades com alfabeto, é algo muito escutado por pais ou alunos que estejam passando por este processo de alfabetização. Sendo assim, veja a seguir como funciona a alfabetização utilizando o alfabeto e as principais atividades que a criança precisa neste aprendizado.
 
Quando falamos em processo de alfabetização, sempre imaginamos que este aprendizado acontece apenas na escola. Mas não é bem assim, quando uma criança passa a falar as primeiras palavras e ter contato com a língua, já está passando pelo processo de alfabetização.
 
Este processo de aprendizado é doméstico, mas a criança passa a ter acesso de fato com um aprendizado teórico, apenas no ambiente escolar. Sendo assim, é importante que a criança tenha o acompanhamento e parceria dos pais neste momento de aprendizado.
 
Um fator importante também, é que não existe um período certo para que o aluno esteja alfabetizado. Então, é importante lembrar que cada criança tem o seu tempo e processo de aprendizado. Desse modo, é importante que assim como a criança, os pais também tenham calma neste momento.
 
Pensando nisso, veja a seguir algumas atividades com alfabeto e exercícios que as crianças precisam acessar neste momento de alfabetização. Veja a seguir:
  • O que é alfabetização?
  • Porque as atividades com alfabeto são essenciais?
  • Conheça exercícios e atividades de alfabetização

O que é alfabetização?

A alfabetização é o início de uma trajetória de uma criança no sistema ortográfico. Sendo assim, este é o momento em que o aluno passa a conhecer o alfabeto, leitura e escrita.
 
Este é um aprendizado obrigatório para quem passa pelo ensino fundamental. Então, toda criança deve ser alfabetizada. Além disso, existe uma idade em que este conteúdo passa a ser inserido para os alunos, mas geralmente acontece entre a educação infantil e o ensino fundamental.
 
Durante este aprendizado, é importante que a criança passe a frequentar atividades em grupos, a interação com os pais, gincanas, atividades e brincadeiras que envolvem a leitura e muito mais. Estas iniciativas, ajudam para que a criança tenha mais facilidade neste aprendizado e facilite o processo.

Porque as atividades com alfabeto são essenciais?

As atividades com alfabeto, ajudam para que o aluno possa conhecer as letras e a ordem alfabética. Estas atividades geralmente são inseridas já nas primeiras aulas, para que o aluno passe a iniciar o contato com as letras.
 
Sendo assim, o acompanhamento do aluno e este primeiro contato, é essencial para que o aluno possa ter um maior desenvolvimento para os próximos passos da alfabetização.
 
Além disso, é importante ressaltar que as atividades com alfabeto, não são utilizadas apenas no início, mas também durante toda a jornada de alfabetização. Então, é algo que deve estar sendo acompanhado na alfabetização de uma criança.
 
Agora que você já sabe da importância das atividades e aprendizagem do alfabeto, separamos um conteúdo riquíssimo. O mesmo é oferecido pelo Mestre do Saber, este é composto por diversas atividades, veja a seguir:
  • Com que letra começa;
  • Completar sequência alfabética e também escrever a letra inicial de cada desenho;
  • Observar a ordem alfabética e completar as letras que faltam;
  • Complete a letra vizinha.
 
Estas atividades, são essenciais para que a criança possa conhecer a ordem e principalmente todas as letras do alfabeto. Este material é totalmente disponibilizado para você em forma de PDF e você pode imprimir.

Conheça exercícios e atividades de alfabetização

Além do conhecimento do alfabeto, é importante que o aluno também tenha acesso a outros exercícios e atividades de alfabetização. Pensando nisso, separamos alguns materiais que você pode acessar e imprimir para que a criança passe a praticar.
 

1- Apostila de alfabetização

A apostila de alfabetização oferecida pelo Mestre do Saber, é composta por 70 páginas de atividades, a mesma foi feita para crianças que estejam em processo de alfabetização e ensino fundamental.
 
O material possui diversas ilustrações que fazem parte do repertório infantil. Este material pode ser usado em diversos momentos de aprendizagem. Mas é importante que esteja muito presente no início da alfabetização de uma criança.
 

2- Atividades para educação infantil

As atividades para educação infantil, é um material preparado para crianças de 4 anos. O mesmo é composto por letras do alfabeto, para que a criança passe a ter os primeiros contatos com as letras e reconhecimento das vogais.
 
O material é composto por 16 atividades e podem ser utilizados em diferentes etapas da educação infantil.

3- Atividades de alfabetização

O Mestre do Saber oferece diversas atividades de alfabetização, que são para crianças que estão entre a educação infantil e a entrada para o ensino fundamental. O conteúdo é composto por 13 páginas e envolve diversas etapas do processo de aprendizagem do alfabeto.

Mestre do Saber oferece uma grande quantidade de conteúdos

O Mestre do Saber é um site, que oferece diversos conteúdos, para crianças que estão passando pelo processo de aprendizagem. Os conteúdos são totalmente online. Sendo assim, você pode acessar estes conteúdos e posteriormente imprimir, para que a criança possa usar e praticar.

Você pode encontrar atividades de consciência fonológica, livros de alfabetização, atividades com números, atividades de vogais, atividades de leitura e muito mais.
 
Todos os conteúdos oferecidos pelo Mestre do Saber, são compostos de imagens e figuras totalmente ilustrativas, que fazem parte do repertório infantil, para que a criança possa ter ainda mais facilidade no momento do aprendizado.
 

Seu filho ou aluno está em processo de alfabetização?

Se o seu filho ou aluno está passando pelo processo de alfabetização, não perca tempo acesse agora mesmo os conteúdos oferecidos pelo Mestre do Saber e ajuda para que a criança pratique cada vez mais o que é aprendido na escola.
 
Um ponto importante sobre este processo, é que o aluno deve estar em contato com a língua, tanto em casa quanto na escola.
 
Sendo assim, se você é pai e o seu filho está passando por este processo, acesse os conteúdos e passe estas atividades em casa, para que mesmo fora da escola, o mesmo esteja em contato com o alfabeto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp