Vinicius de Lima Neves fala um pouco mais sobre a procrastinação e seu impacto em diversas áreas da vida.
A procrastinação é o ato de adiar ou deixar de fazer tarefas até o último minuto, ou deixar de fazer não cumprindo os prazos determinados.
Alguns pesquisadores e literaturas definem a procrastinação como uma “forma de falha de autorregulação, caracterizada pelo atraso irracional das tarefas, apesar das consequências potencialmente negativas”.
Não importa o quão bem organizado e comprometido você seja, é provável que você tenha desperdiçado horas em atividades triviais (assistir TV, atualizar seu status no Facebook, fazer compras online) quando deveria estar gastando esse tempo no trabalho ou relacionado à faculdade. projetos.
Esteja você adiando a conclusão de um projeto para o trabalho, evitando tarefas de casa ou ignorando as tarefas domésticas, a procrastinação pode ter um grande impacto em seu trabalho, suas notas e sua vida.
Na maioria dos casos, a procrastinação não é sinal de um problema sério. Normalmente a proscatinação pode associada a algum outro tipo de problema psicológico.
Muitas vezes assumimos que os projetos não demorarão tanto para serem concluídos quanto realmente demoram, o que pode levar a uma falsa sensação de segurança quando acreditamos que ainda temos tempo de sobra para concluir essas tarefas.
Um dos maiores fatores que contribuem para a procrastinação é a noção de que temos que nos sentir inspirados ou motivados para trabalhar em uma tarefa em um determinado momento.
A procrastinação também pode ser resultado da depressão . Sentimentos de desesperança, desamparo e falta de energia podem dificultar o início (e o término) da tarefa mais simples.
A depressão também pode levar à dúvida. Quando você não consegue descobrir como lidar com um projeto ou se sente inseguro sobre suas habilidades, pode achar mais fácil adiar e trabalhar em outras tarefas.
Além das razões pelas quais procrastinamos, muitas vezes inventamos uma série de desculpas ou racionalizações para justificar nosso comportamento. Segundo os pesquisadores, existem 15 razões principais pelas quais as pessoas procrastinam:
Vinícius de Lima Neves se trata de um jovem empresário especialista no ramo de tecnologias, atualmente Vinícius dedica o seu tempo escrevendo artigos relevantes em seu blog.