07/05/2021 às 08h37min – Atualizada em 10/05/2021 às 09h41min
Dados foram levantados pela Senior Sistemas e dizem respeito às compras online realizadas nos clientes da empresa durante o período
SALA DA NOTÍCIA Bruno Araujo de Faria
https://www.senior.com.br/
O e-commerce segue em crescimento no Brasil e a Senior Sistemas, provedora de softwares de gestão que atende um grande volume de clientes do setor de e-commerce e varejo, registrou um aumento na movimentação logística no primeiro trimestre de 2021 quando comparado ao mesmo período no ano passado.
De acordo com dados levantados nos softwares da empresa, durante todo o ano de 2020 foram movimentados em torno de 74 milhões de pedidos, sendo mais de 18 bilhões de itens. E em 2021, só no primeiro trimestre, esse número já chega a 23,5 milhões de pedidos, sendo mais de 9 bilhões de itens.
Com esses dados, a empresa registrou um crescimento de 110% a mais no volume de pedidos movimentados nos três primeiros meses de 2021. Em relação ao volume de itens, o aumento também é bastante significativo: 182% de crescimento.
Recorte de movimentação mensal de crescimento em comparação com mesmo período do ano anterior:
Crescimento dos pedidos movimentados no 1º tri de 2021 em relação ao 1º tri de 2020:
Janeiro 89%
Fevereiro 102%
Março 140%
Crescimento na quantidade de itens movimentados no 1º tri de 2021 em relação ao 1º tri de 2020:
Janeiro 503%
Fevereiro 183%
Março 87%
Crescimento das vendas online exige gestão eficiente através de softwares especialistas
Por trás desse aumento, existem grandes esforços tecnológicos para garantir que os produtos sejam entregues no prazo e que atendam as expectativas dos consumidores, já que a demanda logística do setor de e-commerce não para de crescer.
Para as empresas que vendem pela internet, fazer uma gestão eficiente tanto de estoques quanto da logística só é possível com apoio de softwares criados especificamente para aperfeiçoar o processo logístico.
Para o head de logística da Senior, Anderson Benetti, para se manterem no mercado, as empresas precisarão passar a olhar cada vez mais para a logística como um segmento estratégico e fundamental para os seus negócios.
“O papel da tecnologia é simplificar, afinal, trata-se de um processo complexo que envolve a gestão de milhares de produtos. Portanto, é essencial que um sistema de gestão logística seja amparado na usabilidade e na praticidade para que possa trazer mais eficiência aos processos e gerar uma boa experiência para o consumidor final”, destaca Benetti.