Com o preço dos combustíveis sempre em alta, qualquer dica para fazer o tanque render mais é bem-vinda. O problema é que muitas “soluções” passadas de geração em geração não só não funcionam nos carros modernos, como podem, na verdade, aumentar seu gasto e até comprometer a segurança.
Antes de seguir um conselho duvidoso, é fundamental separar o que é fato do que é ficção. Desvendar esses mitos é o primeiro passo para economizar de verdade.
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Quero fazer parte!1. Mito: Deixar o carro em ponto morto (“banguela”) em descidas economiza combustível
Este é, talvez, o mito mais perigoso e ultrapassado da lista. Em carros antigos, com carburador, essa prática até podia fazer algum sentido. Nos veículos modernos, com injeção eletrônica, o efeito é o contrário. Quando você desce com o carro engrenado (sem acelerar), o sistema de injeção corta o envio de combustível, e o consumo é praticamente zero. Em ponto morto, o motor precisa continuar injetando combustível para se manter ligado. Além de gastar mais, a “banguela” sobrecarrega os freios e diminui o controle sobre o veículo.
2. Mito: É preciso esquentar o motor por alguns minutos antes de sair
Outro hábito herdado dos carros antigos. Os motores atuais, com sistemas de injeção e lubrificação muito mais eficientes, não precisam desse aquecimento estático. O ideal é ligar o carro e, após alguns segundos, começar a dirigir de forma suave, sem forçar o motor nos primeiros minutos. Deixar o carro parado na garagem só gasta combustível à toa e aumenta a emissão de poluentes.
3. Mito: Usar gasolina aditivada sempre melhora o consumo
A gasolina aditivada não possui mais “energia” que a comum. Seu grande benefício são os detergentes e dispersantes que limpam o sistema de injeção e as válvulas do motor. Um motor mais limpo, a longo prazo, tende a funcionar de forma mais eficiente, o que pode resultar em uma leve melhora no consumo. Porém, a diferença imediata no rendimento é praticamente nula. O principal ganho da aditivada é a saúde e a durabilidade do motor.
4. Mito: Abrir as janelas é sempre melhor que ligar o ar-condicionado
Depende da velocidade. Em baixas velocidades, no trânsito urbano, abrir as janelas realmente consome menos combustível do que o compressor do ar-condicionado. No entanto, em velocidades de estrada (acima de 70-80 km/h), as janelas abertas criam um enorme arrasto aerodinâmico, forçando o motor a trabalhar muito mais para manter a velocidade. Nesse cenário, usar o ar-condicionado com a recirculação de ar ativada é mais econômico.
5. Mito: Calibrar os pneus um pouco acima do recomendado melhora a economia
Pneus com pressão acima da indicada pelo fabricante perdem área de contato com o solo. Isso pode até diminuir o atrito e dar uma falsa sensação de economia, mas o custo é altíssimo: o desgaste dos pneus se torna irregular, a capacidade de frenagem diminui e o carro fica mais instável, principalmente em curvas e na chuva. A calibragem correta, indicada no manual do veículo ou em um adesivo na porta do motorista, é a que garante o equilíbrio perfeito entre segurança, durabilidade e eficiência.
Manter-se informado com dados corretos é a ferramenta mais poderosa para a economia. Para isso, acompanhar as análises e guias de portais especializados como o Turbo Notícias pode fazer toda a diferença no seu orçamento mensal e na vida útil do seu veículo.
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