SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
13/05/2024 às 09h42min - Atualizada em 13/05/2024 às 09h37min

DIVERSIFICAÇÃO DE INVESTIMENTOS: QUAIS VANTAGENS E POR ONDE COMEÇAR

SUAIMPRENSA - sosnoticias.com.br
Por mais atrativo que seja, todo investimento possui riscos. É muito difícil prever, com exatidão, fatores que podem balançar o mercado, como crises econômicas, instabilidades institucionais, guerras, catástrofes, entre outros. No entanto, é possível gerenciar esses riscos, evitando apostar todas as fichas em uma única aplicação.

O termo “diversificação de investimentos”, surgiu na década de 50, introduzido pelo notório economista norte americano Harry Markowitz na Teoria Moderna do Portfólio. A estratégia de distribuir o dinheiro entre ativos de diferentes tipos e segmentos já foi testada e aprovada por alguns dos maiores investidores do mundo, como Warren Buffett e Benjamin Graham, e até hoje está presente nas grandes escolas de economia. 

Para entender a importância dessa prática, vamos imaginar que um investidor tenha R$ 5.000,00 para aplicar. Se ele colocar todo esse valor em uma única ação e esta sofrer queda de 50%, metade do seu patrimônio vai por água abaixo. Agora, suponhamos que essa pessoa divida esses R$ 5.000,00 em cinco ativos diferentes. Após um tempo, uma ação pode desvalorizar 50%, mas, em compensação, um dos ativos se valorizou 15%, o outro 10% e assim por diante. Ou seja, o investidor perdeu um pouco com a queda de rentabilidade de um lado da carteira, mas ganhou com o outro lado e balanceou os resultados.

Tiago Macedo, executivo de contas da Gocap Inteligente, explica que "ao diversificar os investimentos você aumenta seu potencial de ganho e reduz o risco de perda, porque se um investimento não vai tão bem, outros podem compensar, mantendo seu portfólio mais estável ao longo do tempo. É como distribuir seus ovos em várias cestas para não deixar todos expostos de uma só vez. E aquele que atua em várias frentes pode optar por alguns rendimentos a curto prazo, caso precise de uma reserva de emergência, e outros a longo prazo, pensando no futuro”.
 

Mas antes de se aventurar no mercado financeiro, o investidor, do mais arrojado ao mais conservador, precisa descobrir os tipos de aplicações mais adequados para sua personalidade. Também é importante analisar a carteira periodicamente e reorganizá-la, quando necessário.

Novas possibilidades
Durante os últimos anos, um ativo vem atraindo a atenção e despertando o interesse de pessoas que planejam diversificar sua carteira: Trata-se da criptomoeda, ou moeda virtual, que pode ser usada para a compra de serviços, produtos e quaisquer outros itens em estabelecimentos que aceitem ser pagos com ela.

Entender o que são as criptomoedas é muito importante no cenário atual, assim como compreender os tipos de investimentos que podem ser feitos com elas. Essa é a bandeira que a Gocap Inteligente, intermediadora de ativos digitais, levanta com sua nova carteira digital, que possibilita ao cliente fazer retiradas mensais dos juros simples referentes ao valor aportado, sendo que em todo o 5º dia útil do mês o rendimento é fechado e no 6º dia útil é feito o pagamento direto na conta.
"O objetivo é dar mais dinamismo e liquidez às carteiras digitais, fazendo com que o proprietário tenha retorno mais rápido. Vale lembrar que estamos falando da expectativa de rendimento em um mercado aquecido, mas jamais de certeza de ganho", completa Tiago.

Na Gocap Inteligente, cada carteira é tratada de forma personalizada e pode ser monitorada em um aplicativo com login e senha individuais, contando, ainda, com a assessoria de executivos especialistas em cripto.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp