SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
21/06/2022 às 18h58min - Atualizada em 27/06/2022 às 00h00min

Confiantes e proativos: como a geração Z desenvolve habilidades em sala de aula

Fatores socioemocionais impactam no presente e no futuro dos alunos

SALA DA NOTÍCIA Michelle Rachel Campos
www.escolacrista.com.br
divulgação
Pense em uma escola em que, além dos problemas matemáticos, os professores ensinassem seus alunos a resolverem conflitos da "vida real" e a terem sucesso nela. Parece difícil e até utópico de crer, mas segundo a metodologia Líder em Mim, utilizada nas maiores instituições de ensino no mundo, as matérias básicas do currículo escolar não são o suficiente e é preciso educar as crianças por completo, ensinando valores como criatividade, colaboração, como lidar com outras pessoas e responsabilidade, entre outras habilidades socioemocionais, para que isso seja possível.

O programa foi desenvolvido pela Franklin Covey Co., nos Estados Unidos, baseado no consagrado livro “Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes” e adaptado à realidade brasileira.

“Em poucas palavras, o Líder em Mim incentiva os alunos a acharem seus próprios dons e destaca que cada criança é um líder em potencial. Acreditamos firmemente nisso”, conta Harold Walker, mantenedor da Escola Cristã Jundiaí, recém certificada como Escola Farol pela Franklin Covey.

Existem sete passos básicos instigados em sala que são os “pilares” do método e criam uma linguagem comum, facilitando a comunicação entre alunos e professores:

Hábito 1: seja proativo
Hábito 2: comece com o objetivo em mente
Hábito 3: faça primeiro o mais importante
Hábito 4: pense ganha-ganha (ou seja, o aluno precisa resolver possíveis conflitos de forma que ambas as partes saiam ganhando)
Hábito 5: procure primeiro compreender, depois ser compreendido
Hábito 6: crie sinergia
Hábito 7: afine o instrumento (ache um equilíbrio entre corpo, cérebro, coração e alma)

De acordo com a diretora do colégio, Rosângela Jayme, a metodologia também é um instrumento de inclusão entre os estudantes. “Crianças com dificuldade de aprendizagem, autismo, ou muito tímidas, por exemplo, costumam se identificar com o método, em especial, porque os professores são instigados à parceria, descobrindo juntos em quais aspectos os alunos mais se destacam, criando incentivos”, explica.

O programa Líder em Mim está presente em cerca de 3.500 escolas em mais de 50 países ao redor do planeta, desenvolvendo as habilidades fundamentais para enfrentar os desafios do século XXI. Cada vez mais os alunos se tornam proativos, empáticos, organizados e aprendem a trabalhar em grupo, além de construir e manter relações interpessoais saudáveis. A liderança exercida de dentro para fora é o principal objetivo.



ESCOLA CRISTÃ JUNDIAÍ
Há mais de 30 anos no mercado educacional, a entidade está localizada em Jundiaí - SP e tem como missão proporcionar ensino de qualidade, a fim de contribuir para o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e espiritual dos alunos, de modo a prepará-los para enfrentar com criatividade e eficácia os constantes desafios do mundo globalizado. Atualmente, a Escola Cristã atende crianças e adolescentes, a partir da Educação Infantil.
www.escolacrista.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp