SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
14/09/2023 às 15h42min - Atualizada em 15/09/2023 às 00h00min

REPAM-BRASIL realiza lançamento dos Livros de Pe. Justino Sarmento, Ir. Sebastião Ferrarini e Prof. Marcilio de Freitas

Os lançamentos acontecem hoje quinta-feira (14/09)

REPAM - Brasil
REPAM-Brasil

IV Encontro de Ecoteologia e I Semana Teológica e Filosófica realiza o lançamento dos livros: Maristas na Amazônia Cuidando da Vida: Educação, Pastoral, Cultura e Ecologia; A Festa das Frutas; Amazônia Sustentabilidade, Encantos e Esperanças; e Nuances da Sustentabilidade Visões Fantásticas da Amazônia. Nesta edição, durante  a programação do encontro em Manaus, a RAPAM-Brasil anuncia as quatro obras que aprofundam as reflexões teológicas de  missionários que atuam na Amazônia brasileira.  

Professor Marcílio Freitas apresenta duas obras: “Amazônia: Sustentabilidade, encantos e esperanças”, é uma declaração de amor a esta fantástica região e aos seus povos. Ele foi organizado para as professoras, as crianças, os jovens e a sociedade brasileira compreenderem as complexas dimensões materiais e simbólicas e a importância da Amazônia ao Brasil e o Mundo, na Era da sustentabilidade. Nesta obra, o autor dá protagonismo aos agentes amazônicos e privilegia elementos antropomórficos e princípios morais geralmente não abordados nos estudos técnicos, que não espiritualizam os ambientes, as pessoas e as sociedades. Marcílio apresenta diversas visões etnográficas amazônicas, mas sempre as contextualizando aos desafios civilizatórios deste século. 

Nuances da sustentabilidade: visões fantásticas da Amazônia” é um ensaio ficcional que esclarece e reafirma a complexidade e importância da Amazônia para a humanidade. Por meio de macro cenários, a própria Amazônia apresenta fragmentos etnográficos que permeiam a sua vida plena, sequestrada pela sua colonização forçada e a autocracia das relações políticas governamentais na região.

No livro de Irmão Sebastião Ferrarini, “Maristas na Amazônia Cuidando da Vida: Educação, Pastoral, Cultura e Ecologia”, o autor revela contemplações e informações sobre a interatividade de dois ricos ecossistemas: o amazônico e o Marista. Os dedicados missionários e missionárias, prenhes de uma visão do cuidado com as pessoas e o ambiente e dotados/as de ricos instrumentais referentes a temas vitais, como educação, evangelização, profissionalização e espiritualidade, estabelecem laços de profunda amizade com a Amazônia, onde impera a pujança de sua rica sociobiodiversidade. 

 

Padre Justino Rezende lança o livro, “A festa das frutas”, que apresenta uma abordagem antropológica das cerimônias rituais protagonizados pelos Ʉtãpinopona (Tuyuka) do alto rio Negro, noroeste amazônico. O palco dessa festa é a região fronteiriça entre Brasil e Colômbia, denominada de “triângulo tukano”, constituída pelos distritos de Pari-Cachoeira, Taracuá e Iauareté, no município de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas – Brasil.

Os lançamentos acontecem hoje quinta-feira (14/09), às 20h30 durante a  programação do IV Encontro de Ecoteologia e I Semana Teológica e Filosófica, em Manaus (AM).  

  

___________

 

Serviço:

Lançamento dos Livros: Maristas na Amazônia Cuidando da Vida: Educação, Pastoral, Cultura e Ecologia; A Festa das Frutas; Amazônia Sustentabilidade, Encantos e Esperanças; e Nuances da Sustentabilidade Visões Fantásticas da Amazônia 

Quando: 14 de setembro de 2023

Horário: Às 20h30

Onde: Faculdade Católica do Amazonas, em Manaus (AM).


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp