SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
16/05/2022 às 17h53min - Atualizada em 19/05/2022 às 00h00min

100 anos em 5

Aos 25 anos, jovem prodígio brasileiro luta pela compreensão, igualdade, respeito e valorização das diferenças.

SALA DA NOTÍCIA Dr. h.c. Rafael Ruiz Zafalon de Paula
www.leiloesdasartes.com.br
© 2022 São Carlos, São Paulo.
Autista? Índigo? Gênio? Monstro?

Ao longo de mais de duas décadas foram muitos os adjetivos que classificaram o Dr. h.c. Rafael Ruiz Zafalon de Paula, de apenas 25 anos. Testes realizados com Rafael, que mora em São Carlos/SP, comprovavam sua capacidade intelectual incomum desde a infância.
A avó materna sempre o considerou muito inteligente e com ela, Rafael viveu grande parte de sua vida. Na busca pelo melhor esclarecimento clínico, o menino foi submetido aos mais complexos testes em suas épocas.
Em entrevista à equipe, Sandra Deziderá, avó materna, citou:

"Em 2005, levei meu neto ao neurocirurgião mais conceituado daquela época, o Dr. Seiya Pedro Kamimura que, acolheu o caso com alegria e surpreendeu-se com os resultados obtidos para um diagnóstico única, além da dislexia e TDAH, patologias já conhecidas pelo pediatra. Já em 2021, preocupada com este longo período entre avaliações e em silencio por medo do julgo da família e sociedade, procuramos um neurologista, Dr. Francisco Marcio de Carvalho, que tendo feito avaliações diversas, diagnosticou-o portador da Síndrome de Asperger."

Já Rafael, afirmou:

“O mundo é um palco onde todos somos atores e ai daqueles que pouco aprenderam da atuação... Só sabemos duas coisas – nascemos para morrer num dia indefinido e todos ao nosso redor são meros jogadores, buscando a melhor vantagem sobre nós! Fui humilhado muitas vezes por ser diferente! Amigos, chefias, desconhecidos, familiares e outros. A obesidade me fez diferente; a sociedade não aceita, diziam! O emagrecimento na pele me fez diferente; a sociedade não aceita, diziam! As fragilidades na saúde me tornaram “objeto de estima” para uns e piada aos demais! De fato, enquanto minha bisavó envelhecia e já não podia permanecer grandes períodos de tempo ao meu lado, foi minha avó quem me salvou da solidão.”

A Mensa Internacional recebeu na última terça-feira (10) a solicitação da avó materna deste jovem prodígio. Com o ingresso, Rafael passará a ser um dos mais jovens brasileiros a ser aceito no clube internacional, cujo desenvolvimento cognitivo incomum começara já na virada do século, nos anos 2000.
Em pouco tempo, Rafael formou-se e/ou obteve títulos em Design de Interiores (2016), Conservação, Preservação e Restauração (2017), Leiloaria (2020) e Arquitetura e Urbanismo (2022).
Nas palavras de José Henrique Fabre Rolim (Crítico de Arte, Curador e Membro da Diretoria da APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes):

A sua arte estimula a imaginação, envolve o próprio mistério do universo, espelhando a dimensão imensurável da mente humana em sua complexa estrutura. A sua poesia abrange o ser humano como um todo, reflete profundamente o nosso interior, as conquistas, as frustrações, os desejos mais ardentes, as paixões mais ocultas, as fantasias passageiras de uma noite de verão e de todas as outras estações do ano.

Dentre inúmeros depoimentos, ressaltamos:

"Detentor de grande conhecimento na área de artes visuais, muito solícito, dedicado e entusiasmado, consegue contribuir em várias ações culturais, sempre procurando ajudar e integrar a equipe."

Rosane Aparecida Aranda
Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação - SEL / EESC / USP
São Carlos/SP, 15 de maio de 2020

"Com ampla ação como artista visual, curador e restaurador de acervos, Rafael Zafalon consegue realizar, nessas diversas facetas de sua atuação profissional, trabalhos em que une a literatura com a visualidade."

Oscar D’Ambrosio,
Jornalista e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).
São Paulo/SP, 15 de maio de 2020.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp