SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
21/06/2022 às 11h50min - Atualizada em 21/06/2022 às 15h00min

Passarelli amplia expertise em infraestrutura com projetos aeroportuários no país

Empresa agrega valor em seus projetos de engenharia, junto à tecnologia e eficiência financeira em suas obras

SALA DA NOTÍCIA Diana Falcão
Passarelli
A Passarelli Engenharia e Construção, que completa 90 anos este ano, possui um histórico de obras aeroportuárias muito importantes em infraestrutura. Com grande visibilidade na atuação no segmento, em 2017, quando iniciou sua atuação no projeto do Aeroporto Internacional de Fortaleza, no Ceará, trabalhou na pré-engenharia e execução das obras de melhoria e ampliação do local. Ratificando sua presença no segmento aeroportuário, no final de 2021 a Passarelli assinou contrato para realizar a ampliação e melhoria do Aeroporto Internacional do Recife, no Pernambuco. Os trabalhos iniciaram no começo de 2022, com previsão de entrega até 2023.
 
“Valorizamos muito o trabalho realizado durante a pré-engenharia, que inclui o uso de inteligência previamente às obras, e até mesmo à assinatura de contratos, sendo este um dos grandes diferenciais da nossa empresa no mercado: o que chamamos de Engenharia de Valor. É justamente nessa fase que conseguimos contribuir significativamente para a concepção do projeto, aprimorando-o e otimizando-o em diferentes frentes, não apenas na financeira” diz Cassiano Damasceno, Superintendente Comercial da Passarelli. 

A obra do aeroporto de Fortaleza teve outros pontos altos. Um deles foi a entrega, para a operação de uma plataforma com todo o histórico e mapeamento das intervenções realizadas, com dados integrados e organizados. Assim, os operadores podem ter clareza sobre tudo o que foi executado, comparar o antes e o depois, e identificar fornecedores e garantias de cada material utilizado. Chamada de Gestão de Facilities (BIM 6D), essa tecnologia confere total transparência à obra executada e, no caso deste aeroporto, trouxe à Passarelli dois grandes reconhecimentos: a Obra de Engenharia do Ano da Revista Empreiteiro em 2019 e o Prêmio Excelência BIM 2020. 
 

Vale ressaltar que o setor aeroportuário foi o segmento com mais concessões durante 2021, e  a Passarelli se fez presente durante todo esse processo, como o aeroporto de Fortaleza, que fazia parte do lote 4; todos os ativos do lote 5 foram avaliados e tiveram suas obras financeiramente estimadas pela empresa; o lote 6 também contou com o trabalho da construtora, na realização de análise de valor de 16 ativos; e hoje a empresa está se preparando para participar dos leilões do lote 7, o último, que acontecerá em 2022. 

 
 
Projeções para o setor de infraestrutura e aeroportuário no país 
 
Ainda que seja um setor em potencial crescimento, para este ano, o investimento não deve passar de 1,71% do PIB, menos do que os 1,73% realizados no ano passado e menos da metade dos 3,64% necessários para manter a estrutura atual. Desse total, 1,14% do PIB serão provenientes do setor privado e 0,57% do setor público, é o que aponta a Inter.B – Consultoria Internacional de Negócios, responsável pelo levantamento. No caso dos investimentos em aeroportos, a queda deverá ser maior ainda. Dos R 151 bilhões de investimentos previstos em infraestrutura neste ano pela Inter.B, somente 1%, o equivalente a R 1 bilhão, deve ser investido em aeroportos. Esse montante equivale a menos da metade dos R 2,7 bilhões aplicados em 2019 pelos setores público e privado.
 
Por isso que, mesmo perante um cenário desafiador, a Passarelli se destaca em seus projetos pelas suas entregas, ao utilizar de sua expertise técnica em obras do segmento aeroportuário, pelas avaliações técnicas, ensaios e testes, que apoiam na identificação de otimizações dos projetos, sem abrir mão da qualidade e segurança, resultando muitas vezes na economia financeira e de prazo para seus clientes. 
 
No caso do Ceará, a pré-engenharia possibilitou economia de custos, o atendimento aos aspectos ambientais e uma manutenção mais fácil no longo prazo, tais como: reciclagem de material de fresagem para a base do pavimento; o uso de Led no terminal, com redução de consumo de energia; a automação do sistema de ar-condicionado; e o emprego de fachadas ventiladas. 
 

“Além disso, usamos toda a nossa expertise e inteligência adquiridas em quase 90 anos de atuação, para gerenciar e executar uma obra de grande volume realizada dentro de um ativo em plena operação, com pessoas circulando diariamente. Vale lembrar que, quando as intervenções tiveram início, havia apenas nove voos internacionais por dia; ao final, a quantidade passou para 48. E é este mesmo desafio que estamos superando, dia a dia, no projeto do Recife, quem trabalhamos atualmente”, ressalta Roni Souza, Superintendente de Operações da Passarelli. 
 

 
Expertise garantida no setor
 
Para obras do porte de aeroportos, a Passarelli trabalha com uma equipe de especialistas, que possuem décadas de experiência na área, contemplando tanto a parte de airside quanto de landside. Além disso, a solidez financeira nos projetos é mais um diferencial, em que se desenvolve a capacidade de contemplar critérios exigentes dos maiores investidores do mercado, a exemplo de garantias, seguros e índices de performance, e claro, o conjunto de valores, ética e compliance que marcam a história da empresa, trazendo confiança aos clientes nos projetos pelo que são responsáveis.  
 

“Todo esse conhecimento faz da Passarelli um dos mais competentes e experientes players do segmento, plenamente preparado e estruturado para apoiar o desenvolvimento dos aeroportos brasileiros que terão, nos próximos anos, a oportunidade de se equiparar aos melhores do mundo, por meio de infraestrutura adequada e apta a receber turistas do mundo todo que visitam o Brasil”, afirma Cassiano. 
 

 
Sobre a Passarelli
Fundada em 1932, a Passarelli é uma das maiores empresas do Brasil em soluções inteligentes e completas de Engenharia e Construção, sempre pautada em seus valores e na busca incessante por inovação. A empresa oferece serviços em três áreas de negócios: imobiliária, edificações e infraestrutura. Desde a década de 1960, é responsável por inúmeras obras de saneamento, atuando como especialista em projetos de Norte a Sul do País.  Em seu portfólio conta com importantes empreendimentos industriais e logísticos, como o centro de R&D da Stihl (RS) e o Centro de Distribuição da Tetra Pak (SP) e, na área imobiliária, já entregou mais de 40 condomínios residenciais, com um total de 7 mil apartamentos, além das unidades comerciais. A Passarelli também oferece produtos e serviços por meio de outras duas empresas: HBSP, locadora de equipamentos e Shields, e a IouTility, focada no segmento de Internet das Coisas (IoTs), com recursos de alta tecnologia para o mercado B2B. Na área social, mantém, há dez anos, o Instituto Sylvio Passarelli, atuando em prol de crianças e jovens por meio do tripé da autonomia, conhecimento e dignidade.
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp