SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
23/06/2022 às 16h10min - Atualizada em 24/06/2022 às 00h00min

Meio Ambiente: simples ações fazem toda a diferença

Grupo Graiche atua com iniciativas diárias e como multiplicadores em prol da preservação ambiental

SALA DA NOTÍCIA Predicado Comunicação
Questões relacionadas ao Meio Ambiente ganham cada vez mais importância. A preservação desse sistema vital depende de atos diários e, no Grupo Graiche, empresa que atua nos segmentos de administração condominial, de bens imóveis e na intermediação de locação e venda de imóveis, os cuidados com a sustentabilidade integram o dia a dia da equipe de profissionais.

A empresa, que administra mais de 850 condomínios, com 110 mil unidades administradas e 5.650 funcionários, sentiu a necessidade de dar o exemplo de ações simples e viáveis em sustentabilidade, acreditando que a execução, na prática, é uma das formas mais eficazes de educar.

Sua sede, no bairro do Paraíso, em São Paulo, conta com mais de 300 funcionários, que estão engajados em ações de reciclagem e outras séries de atividades relacionadas ao ESG - Environmental, Social, and Corporate Governance.

O Grupo Graiche implantou um manual de boas práticas e mede seus indicadores periodicamente. Um comitê foi formado com divisão de tarefas, metas e apresentação de resultados.

“inicialmente, motivamos com premiações. As premiações ainda acontecem, mas aos poucos, as práticas foram incorporadas naturalmente e todos se sentem responsáveis, e os resultados são cada dia mais positivos”, conta a vice-presidente do Grupo Graiche, Luciana Graiche.
 
Ações
As principais ações são: troca dos dispenses dos banheiros; implantação do sistema de coleta seletiva de lixo; coleta de grampos metálicos e clips quebrados; destinação correta dos resíduos comuns  (papel, plástico, metal e vidro); troca de coletores; adesivação em todos os coletores das estações de trabalho; treinamento para os funcionários da limpeza; palestra de conscientização para todos os colaboradores; eliminação dos sacos de lixo dos coletores das estações de  trabalho de todos os funcionários; descarte consciente de medicamentos; participação do Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita Faber-Castell, onde todo material de escrita é coletado e enviado para a Faber Castell, sem custo.

Estas remessas acumulam pontos, que são convertidos em dinheiro, doado para as entidades sem fins lucrativos. No SEMFIT, o projeto tem o principal objetivo de diminuir, em pelo menos 70%, o consumo do papel sulfite em toda a empresa, por meio de uma mudança nos processos de trabalho que incentiva a utilização de arquivos digitais, em vez de impressos.

Há, ainda, a reciclagem de cápsula de café; destinação de lixo eletrônico; tampinhas de plástico; descarte de pilhas e baterias; adoção de canecas para evitar o consumo de copos plásticos; economia de energia elétrica e água; redução de pastas impressas para clientes e de malotes físicos; além de ações sociais atreladas e 5S. A junção no número “5” com a letra “S” vem de cinco palavras japonesas que começam com S: Seiri (Senso de utilização); Seiton (Senso de organização); Seiso (Senso de limpeza); Seiketsu (Senso de padronização) e Shitsuke (Senso de disciplina).
 
Multiplicadores
Não apenas os colaboradores, mas as famílias também se engajam e aderem às ações, como as crianças, por exemplo, que fazem questão de colaborar, entregando aos pais itens recicláveis para que eles levem para a empresa prosseguir o encaminhamento.

Durante a Semana em que o mundo destaca ações importantes atreladas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a empresa aproveita para apresentar resultados, cases bem-sucedidos ao longo do ano e aquecer as boas práticas, resgatando valores e metas (veja balanço ao final).

A programação envolve todos os departamentos e estimula diversas ações, como palestra de saúde mental; blitz do 5S onde, de forma lúdica e inesperada, é olhado o conceito em cada sala e mesa, mostrando o que pode ser feito pela limpeza, conservação e posturas sustentáveis em cada ambiente; aula de meditação, e desafios, como o chamado dia do ZERO, onde cada departamento escolhe o que vai fazer, como por exemplo, um dia inteiro sem utilizar a impressora; um dia sem usar o elevador; entre outras propostas que contribuam com o meio ambiente.

“É uma forma de relembrar os conceitos, oferecer e associar bem-estar às inciativas de governança; e dar o exemplo, que eles levam para casa, para a vida e até para os nossos clientes. São medidas feitas de maneira lúdica e sempre temos ótimos resultados de motivação”, conta Luciana.
 
Resultados
Os indicadores que são medidos desde 2016, mostram a evolução. Confira:
 
De 2016 a 2022
Sulfite - redução de 50%
Saco plástico para lixeiras - redução de 80%
Copo plástico - redução de 10 mil copos / mês para zero
Malote físico - caiu 1/3 as visitas
Lixo seco que ia para aterro sanitário - hoje é separado, 100% reciclável
Impressão de pasta de prestação de contas - caiu cerca de 90%

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp