SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
04/07/2022 às 11h23min - Atualizada em 04/07/2022 às 18h20min

Finanças do casal: como poupar para que ambos estudem e consigam novas oportunidades profissionais?

Na realidade brasileira, cada vez é mais difícil dispor de uma verba mensal para realizar cursos ou adquirir materiais que permitam o acesso à educação, como computadores e livros, por exemplo. Para especialista, é preciso que os casais tracem metas claras e contem com estratégias disponíveis no mercado para alcançarem seus objetivos

SALA DA NOTÍCIA Uapê Comunicação
Foto de Mikhail Nilov - Pexels

Segundo um mapeamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), municípios de todo o Brasil contabilizam uma demanda reprimida de 2,78 milhões de famílias para ter acesso ao Auxílio Brasil, atual programa social do governo federal de socorro a quem passa por dificuldades financeiras. São 5,3 milhões de pessoas que têm o perfil para receber o benefício e estão na fila, mas que não conseguem acesso a ele. Essa demanda demonstra o crescimento da pobreza no País – o que deixa o brasileiro cada vez mais distante de investimentos como educação e saúde, por exemplo.

Na esteira da precariedade financeira, muitos casais brasileiros, especialmente os mais jovens, têm dificuldade de pagar seus estudos. Assim, boa parte deles decide que apenas um dos dois continuará estudando, já que a verba destinada para o pagamento de mensalidades e aquisição de itens como computadores, livros e outros itens que promovem o acesso à educação não está prevista no orçamento das famílias.

Essa situação gera um padrão negativo. Sem dinheiro para investir em educação, os casais não conseguem melhores colocações no mercado de trabalho e, consequentemente, não prosperam financeiramente nem profissionalmente.

Na visão da empreendedora e especialista em educação, Carol Guedes, para um casal ganhar mais dinheiro e prosperar, ambos devem estar bem colocados no mercado de trabalho para conseguirem aumentar o salário anual. “Para isso, pelo menos 10% do salário mensal de cada um deve ir para a educação. Porém nem sempre isso é possível. Então, sem investimento em capacitação, não há melhora profissional, o salário não aumenta e, a cada dia, sobra menos dinheiro para a educação. Esse padrão precisa ser quebrado”, diz.

Os cursos de programação, por exemplo, dão ao profissional a chance de ingressar rapidamente no mercado, bem como de alcançar cargos melhores. 

Para se ter uma ideia, o Brasil pode ter um déficit de trabalhadores qualificados até 2023, de acordo com o levantamento feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Segundo o estudo, mais de 400 mil postos de trabalho com qualificação serão criados no próximo ano. Porém apenas 100 mil serão preenchidos por profissionais que tenham as habilidades esperadas”, exemplifica.

E esse é apenas um exemplo, porque outras áreas, como a de saúde, necessitam de profissionais técnicos o tempo todo, com alta demanda. 

E, para dar uma guinada no currículo, valem ainda os cursos de liderança, inglês, marketing e até mesmo os mais rápidos, on-line, que cada um faz no seu próprio tempo.

 

Mas como estudar sem depender dos recursos mensais do casal?

Segundo Carol Guedes, quando os recursos são escassos, o casal tem menos chances de estudar. Mas agora é possível transformar parte dos gastos mensais, que já são realizados, em pontos que podem ser trocados por produtos educacionais. “Ao realizar as compras do dia a dia de forma planejada, o casal pode juntar pontos que são acumulados para serem usados no pagamento de cursos e materiais destinados ao ensino”, diz ela. “É assim que funciona o recém-criado PontoE”, completa.

O PontoE é um programa de fidelidade que, por meio de um app, conecta empresas e consumidores com o propósito de proporcionar acesso à educação e transformar a vida de milhares de pessoas.

De forma bastante simples, o consumidor acessa a plataforma, realiza suas compras, das quais parte do valor consumido é revertido em pontos, que nunca expiram. A partir do acúmulo desses pontos, ele pode se programar para trocá-los por cursos, para pagar material escolar/didático/paradidático, para comprar um eletrônico e conseguir realizar um curso online, enfim, para alcançar um objetivo que beneficie sua educação ou a de alguém que ele deseje ajudar.

“O PontoE possibilita que as pessoas invistam em educação a partir de todos os seus gastos”, afirma Carol Guedes. “E, pensando em ‘sonhar junto’, o casal pode se organizar para que um deles compre um computador para fazer um curso EAD de programação, por exemplo, enquanto a outra pessoa utiliza os créditos para fazer um curso de inglês. Tudo isso, sem recorrer a dinheiro, apenas contando com os pontos conquistados a partir das compras no programa de fidelidade. São inúmeras as oportunidades, principalmente quando pensamos que esses créditos não expiram e podem ser uma ajuda a qualquer momento”.
 

Dicas para o presente e o futuro

Carol Guedes enfatiza que o PontoE é uma ferramenta imprescindível para que o casal organize suas finanças, realize um planejamento financeiro pensando em educação e se programe para o futuro. “Sabendo que os pontos acumulados nunca expiram, é possível fazer um plano de carreira, no qual o casal determina quais cursos serão realizados, perseguindo essa meta. E, também, é sempre possível pedir aos familiares e amigos que acumulem pontos e os doem ao casal, afinal, no PontoE, você pode beneficiar outras pessoas com seus pontos”, ensina.

A especialista dá outras dicas para os casais que desejam estudar para prosperarem juntos:

  1. Diálogo

Para muitos casais, o dinheiro pode se tornar um tabu, seja porque um dos dois ganha menos e não se sente confortável com essa situação ou porque uma das pessoas acaba gastando mais e isso gera brigas entre os dois.

Para que isso não aconteça, a dica é que haja sempre uma conversa franca, na qual cada um tenta entender o lado do outro para encontrarem uma saída caso estejam passando por um momento de dificuldade. Conversar e buscar por um bom diálogo é sempre a melhor solução para os casais que querem crescer.

  1. Sem segredos

Partindo do princípio que o casal deve ter um bom diálogo, os segredos financeiros não podem existir entre eles. Muitas vezes, um deles acaba contraindo dívidas e escondendo isso, o que pode interferir no orçamento dos dois. Falar abertamente sobre os problemas é uma maneira de encontrar ajuda.

Também é importante dividirem quais são os objetivos profissionais de cada um, para que os dois possam se apoiar.

  1. Planos em conjunto

Para que os dois estejam dispostos a alcançar as metas e ter uma vida financeira estável, é necessário que o casal planeje junto – dos pequenos aos maiores sonhos. Ter um objetivo em comum fará com que os dois trabalhem para aquilo e se unam nesse esforço.

E, para chegar nesse objetivo, uma boa aliada é a planilha de gastos, onde o casal anotará tudo o que gasta por mês, para que saiba exatamente onde está investindo o dinheiro e o que pode mudar.

Sobre o Ponto E

PontoE é um programa de fidelidade gratuito e inédito focado em educação, que transforma um percentual do valor das despesas do dia-a-dia das famílias em pontos que nunca expiram, e que podem ser trocados por cursos, aulas, material escolar, didáticos, paradidáticos, livros e computadores que beneficiem sua educação ou a de alguém que deseje ajudar. 

Por meio da plataforma que pode ser baixada gratuitamente nas lojas de aplicativos Google Play ou Apple Store, o consumidor acessa a plataforma, realiza suas compras e, a partir delas, recebe parte do valor em pontos que nunca expiram.

Com mais de 400 empresas parceiras no aplicativo, – entre elas marcas como Carrefour, Americanas, AliExpress, C&A, Avon, Renner, Brastemp, Fast Shop, Nike, entre outras, – o PontoE também é uma excelente opção para as empresas, já que foi desenvolvido com o conceito de economia colaborativa e das práticas ESG. Isso faz do app uma excelente ferramenta para as empresas venderem mais, conhecerem seus consumidores e ainda impulsionarem suas metas sociais, ambientais e de governança corporativa.

Para conhecer PontoE, basta baixar o app nos links abaixo:
 

APP Store: https://apps.apple.com/br/app/pontoe-cashback-para-educa%C3%A7%C3%A3o/id1611791105

Google Play:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.org.pontoe

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp