SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
21/07/2022 às 09h40min - Atualizada em 21/07/2022 às 20h20min

Mercado de startups ganha 1ª venture builder focada em sustentabilidade corporativa

ESG Ventures é uma "fábrica de startups" que nasceu da parceria entre o grupo FCJ e especialistas do mercado de sustentabilidade para acelerar a agenda ESG. A meta da venture builder é acelerar 30 startups em 5 anos.

SALA DA NOTÍCIA Eliane Vitiello
Divulgação

O ecossistema brasileiro de startups acaba de ganhar a 1ª venture builder focada no mercado da sustentabilidade corporativa: a ESG Ventures. A iniciativa – uma plataforma global de inovação - selecionará para o seu programa de tração e escala startups que ajudem empresas a superarem os seus desafios, no contexto da construção e implementação de práticas ambientais, sociais e de governança.

A “fábrica de startups” foi viabilizada através de uma parceria entre o grupo FCJ, multinacional referência em venture building, e grandes especialistas do mercado de sustentabilidade: Juliana Rolla, CEO da Eco Business Solutions e especialista no mercado de carbono; Claudio Olimpio, CEO da DaX Digital Assets; Luis Rolla, diretor da Norte Energia; e Marcelo Freitas, Secretário Adjunto de Clima e Relações Internacionais no Ministério do Meio Ambiente.

O trabalho da venture builder inclui a condução da metodologia exclusiva construída pelo grupo FCJ, o fornecimento de serviços diversos - como marketing e assessoria jurídica -, e o acesso a uma rede que já conta com mais de 700 investidores. Além de diversos benefícios em um pacote robusto de “perks”.

No primeiro Investor Day, realizado no mês de junho deste ano, a ESG Ventures conversou com 4 startups interessadas em fazer parte do seu portfólio: a Seall (plataforma de gestão de indicadores); Meu pé de Árvore (solução para reflorestamento); Copo Vivo (empresa de reciclagem de plástico); e Voltare, que transforma frotas à combustão em carros elétricos. Duas empresas foram para a próxima fase do funil e, em breve, serão divulgadas as primeiras startups selecionadas para o programa. A próxima rodada de avaliação já tem data marcada. Para participar, basta fazer o cadastro no site www.esgventurebuilder.com

Neste primeiro ano de operação, a ESG Ventures tem como meta adicionar ao seu portfólio 6 startups que atuem no mercado da sustentabilidade corporativa, e crescer progressivamente chegando a 30 startups em 5 anos.

“Atuaremos com startups em diferentes fases de desenvolvimento: ideação, validação, crescimento e escala. Nosso objetivo, como sócios estratégicos, é colocar a mão na massa juntamente com os fundadores da startup, trabalhando para o fortalecimento do negócio e até chegarmos a uma rodada de investimentos série B. E é nesse momento que fazemos o nosso exit.”, afirma Gisele Ramos, CEO da venture builder.

Ainda segundo a executiva, “o período de permanência das startups no programa é de 3 a 5 anos e, durante todo esse período, a ESG Ventures trabalha no risco, tendo o seu custo operacional financiado pelos sócios. É no momento do exit que os dividendos são distribuídos entre os sócios e que fazemos o reinvestimento, abrindo a possibilidade de atração de novas soluções para o portfólio da venture builder”.

Investidor anjo ou startups que desejam conhecer melhor essa iniciativa inovadora devem entrar em contato através das redes sociais da ESG Ventures, pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp (31) 988076052.

 

Sobre a Gisele Ramos - Graduada em design, especialista em gestão de projetos e mestre em inovação e sustentabilidade, possui vasta experiência no mercado de inovação. Dona de uma mente inquieta e consciente, a executiva sabe que os próximos unicórnios tendem a ser tecnologias que promovem a construção de uma economia global mais justa e de um mundo mais sustentável. Gisele começou no mercado de inovação em 2009, quando quase não se falava em startups, e a pauta da sustentabilidade sempre esteve conectada à sua atuação profissional, visto que as startups e as novas tecnologias são caminhos para construir uma vida melhor para todos os que vivem hoje e para as gerações futuras. Para saber mais sobre a trajetória da especialista, acesse https://www.linkedin.com/in/giribeiro/

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp