27/07/2022 às 12h44min - Atualizada em 27/07/2022 às 14h30min

ISA CTEEP avança com as obras do Projeto Triângulo Mineiro

Empreendimento vai integrar fontes renováveis ao Sistema Interligado Nacional e reforçará a confiabilidade no fornecimento de energia às regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba (MG)

SALA DA NOTÍCIA Mara Júlia Miranda dos Santos

São Paulo, 26 de julho de 2022 – A ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia elétrica do País, avança com as obras do Projeto Triângulo Mineiro, empreendimento que atravessa os municípios de Araxá, Monte Alegre de Minas, Nova Ponte, Perdizes, Santa Juliana, Uberaba e Uberlândia, integrando o escoamento de fontes renováveis ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e ampliando o atendimento elétrico das regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, ambas em Minas Gerais.

O Projeto foi arrematado no lote 07 do leilão de transmissão realizado em fevereiro de 2019, após estudo realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que demonstrou, no ciclo do Plano Decenal 2025, esgotamento do sistema elétrico de atendimento nessas regiões, devido à baixa disponibilidade hídrica de reservatórios, o que resulta em queda de despacho das usinas hidráulicas. 

Aliado a isso, neste sistema está conectada grande parte da geração térmica à biomassa da região e foi verificado que, quando as usinas consomem essa energia, há o esgotamento do sistema, o qual também já não dispõe de margem para o escoamento de novas fontes de energia.

Finalizadas as etapas das licenças ambiental e de instalação, as obras iniciadas vão resultar na entrega de três novas subestações, duas linhas de transmissão com 173 quilômetros de extensão e 300 torres, além de ampliar a subestação Nova Ponte, que pertence a outra companhia. 

O investimento previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é de quase R$ 554 milhões e a Receita Anual Permitida (RAP) é de aproximadamente R$ 34 milhões. O prazo estimado pelo regulador para a finalização da obra, que vai contar com a contratação de 1.107 profissionais, é março de 2025, com possibilidade de antecipação.

 

Sobre a ISA CTEEP

Com uma equipe de mais de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 92% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por aproximadamente 21 mil km de redes de linhas de transmissão e 137 subestações (ativos em operação e em construção) com tensão de até 550 kV. Seu principal acionista é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.

 

Informações para a imprensa – ISA CTEEP

RPMA Comunicação

Kelly Queiroz – (11) 94216-3176

[email protected]

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp