O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alterou algumas regras para o atendimento presencial de segurados e as mudanças já estão em vigor. Entre elas, está a obrigatoriedade de marcar dia e horário para comparecer às agências do Instituto. O agendamento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Em maio, a greve dos servidores e médicos peritos do INSS chegou ao fim após quase dois meses. O saldo foi mais de 1 milhão de pessoas na fila de espera por uma perícia. Desde março, as agências estavam atendendo a população sem horário marcado, mas a partir de 4 de julho as novas regras passaram a valer.
“O agendamento prévio agora é uma exigência e nem todos estão a par disso. É provável, portanto, que alguns deslocamentos ‘à toa’ até o INSS ainda aconteçam. Quanto antes todos estiverem informados de que agora é preciso marcar um horário, melhor para os trabalhadores e também para as rotinas de trabalho das agências”, reforça o advogado e especialista previdenciário, Átila Abella, cofundador da lawtech Previdenciarista, maior plataforma de cálculos, petições e processos previdenciários do Brasil.
O advogado listou as principais novas regras para o atendimento presencial do INSS que merecem atenção do trabalhador:
Sobre o Previdenciarista
O Previdenciarista é uma plataforma de cálculos e petições de Direito Previdenciário para advogados. Com mais de 10 mil assinantes, o site coloca à disposição uma ferramenta que calcula os benefícios previdenciários dos clientes a partir do envio do CNIS para a plataforma, indicando a melhor aposentadoria e, dentro desse benefício, entregando as melhores petições pré-preenchidas para o caso concreto. Está no ar desde 2013 e foi desenvolvido a partir dos mais de 15 anos de experiência dos seus fundadores, Renan Oliveira e Átila Abella. Em 2020, realizou mais de 1,5 milhão de cálculos previdenciários para mais de 400 mil segurados do INSS.