26ª Mostra de Cinema de Tiradentes
20 a 28 de jan de 2023
PRODUÇÕES VINDAS DO RIO DE JANEIRO TEM ANO ESPECIAL NA 26ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
O cinema carioca participa da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes com 21 produções e coproduções dentre curtas, médias e longas-metragens. Ao todo, o Rio de Janeiro marca presença com sete longas, e 14 curtas de ficção, experimentais, documentário, híbrido e tragicomédia. De 20 a 28 de janeiro, a Mostra de Cinema de Tiradentes exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas.
Em termos regionais, é um ano especial para o Rio de Janeiro, com três filmes na Mostra Aurora, seção do evento dedicada a filmes feitos por realizadores com até três longas-metragens na carreira e que se caracteriza por trabalhos estético e narrativo representativos. Essa é a mais significativa presença do estado na seleção em todas as edições. Como é praxe na Aurora, o conjunto de sete longas-metragens exibe distintas aproximações com a linguagem, alguns mergulhando mais radicalmente em suas propostas, outros construindo pontes e caminhos com determinadas tradições. “Xama Punk”, de João Maia Peixoto; “Peixe Abissal”, de Rafael Saar, e “A Vida são dois dias”, de Leonardo Mouramateus, são as produções cariocas que integram a Aurora.
Os longas “O Cangaceiro da Moviola”, de Luís Rocha Melo, coprodução MG/ RJ; “As Muitas Mortes de Antônio Parreiras”, de Lucas Parente (RJ); “O Brilho dos Meus Olhos”, de Allan Ribeiro (RJ); “Toda Essa Água”, documentário de Rodrigo de Oliveira uma coprodução RJ/MG/SP, também estão na programação da 26ª Mostra de Tiradentes.
Na lista dos curtas cariocas na programação estão “O vampiro que pensa vozes” de Paulinho Sacramento (RJ); “Espectro Restauración” de Felippe Mussel (RJ), “Cine Pornô - Fragmentos de Desejo e Medo” de Luis Teixeira Mendes (RJ); “No Caminho de Casa”, Hugo Anikulapo Lima (RJ); “Carta para Glauber” de Gregory Baltz; “Último Domingo” de Renan Barbosa Brandão, Joana Claude (RJ); “Teatro de Máscaras” de Eduardo Ades (RJ); “A Jornada do Valente” de Rodrigo de Janeiro (RJ); “Escasso” de Gabriela Gaia Meirelles e Clara Anastácia (RJ); “Solmatalua” de Rodrigo Ribeiro-Andrade (SC/RJ/SP); “A menina e o mar” de Gabriel Mellin (RJ); “Caixa Preta”, de Saskia e Bernardo Oliveira e “Primavera em cada vida” (SP/RJ).
ROTEIRO DE EXIBIÇÃO DOS FILMES CARIOCAS NA MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
Escasso, de Gabriela Gaia Meirelles e Clara Anastácia
21/01, sábado, às 17h30
Local: Cine Tenda
Disponível online de 21/01, sábado, às 17h30 até 24/01, terça às 17h30
Rose, uma passeadora profissional de pets, apresenta sua nova casa para uma equipe documental enquanto celebra a realização de um sonho: o da casa própria, mesmo que invadida. Enquanto aguarda o retorno da dona Rose cria intimidade com a casa, assumindo um estado de paixão pela dona ausente.
Entre a Colônia e as Estrelas, de Lorran Dias
21/01/2023, sábado, às 18h
Local: Cine Tenda
Disponível online de 21/01, sábado, às 18h até 24/01, terça às 18h
Colônia Juliano Moreira, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Estelar trabalha em um hospital psiquiátrico e tem visões do passado. Durante uma crise hídrica no estado, recebe Kalil – seu irmão mais novo – para morar em sua casa. Em meio às divergências politicas e identitárias entre ambos, Estelar percebe que é preciso coragem para rever suas posições conservadoras. Ela inicia uma saga que a levará onde residem todas as diferenças, tempos, abismos e mistérios entre nós.
Caixa Preta, de Saskia e Bernardo Oliveira
21/01/2023, sábado, às 22h
Local: Cine Tenda
Disponível online de 21/01, sábado, às 22h até 24/01, terça às 22h
"A terra é apenas um lugar. Mas nem chega a ser sequer um lugar normal, pois a maior parte do cosmos está vazia. Normal é o vasto e imenso vazio, frio e universal, a noite eterna do espaço em comparação com o qual as estrelas, os seus planetas, já aparecem como algo dolorosamente raro e precioso. Se nos soltassem ao acaso dentro do cosmos, a probabilidade de que surgíssemos no planeta ou mesmo em sua vizinhança seria inferior a uma parte de mil milhões, mil milhões, mil milhões..."
O vampiro que pensa vozes, Paulinho Sacramento
22/01/2023, domingo, às 18h
Local: Cine Tenda
Disponível online de 22/01, domingo, às 18h até 25/01, quarta às 18h
Maurino (Marcelo Mac) sofre de alucinações auditivas e acha que é um vampiro, mesmo tendo pavor de sangue. Após uma conversa com o Doutor Edvar (Babu Santana), Maurino sofre mais uma crise psicótica e resolve andar pelas ruas da Lapa com seu facão predileto, conversando com as vozes que não param de ecoar dentro de sua cabeça. Sua maior preocupação é achar que está escutando o pensamento das pessoas.
Espectro Restauración, Felippe Mussel
22/01/2023, domingo, às 18h
Local: Cine Tenda
Disponível online de 22/01, domingo, às 18h até 25/01, quarta às 18h
O espectrograma sonoro de uma queimada no Pantanal brasileiro, bioma que entre 2018 e 2021 teve mais de 40% de seu território afetado pelas chamas. Para combater o incêndio, o filme se apropria da frase “La naturaleza tiene derecho a la restauración”, trecho da Constituição do Equador de 2008 que, de forma pioneira no mundo, elevou a Natureza (Pacha Mama) a condição de sujeito titular de direitos legais iguais aos dos seres humanos.
Cine Pornô - Fragmentos de Desejo e Medo, Luis Teixeira Mendes
22/01/2023, domingo, às 18h
Local: Cine Tenda
Disponível online de 22/01, domingo, às 18h até 25/01, quarta às 18h
O filme exibe, de forma experimental e documental, o ambiente degradado e a atmosfera sexual dos cinemas pornôs do Centro do RJ. Os espaços, outrora majestosos cinemas, se transformaram em locais insalubres num contexto em que o anonimato, a solidão, a penumbra e a promiscuidade sexual elevam a psique humana a níveis extremos.
O Cangaceiro da Moviola, de Luís Rocha Melo
24/01/2023, terça-feira, às 18h
Local: Cine Tenda
A trajetória de Severino Dadá, um dos mais criativos montadores do cinema brasileiro em atividade. Da Pedra, no agreste pernambucano onde nasceu, ao Beco da Cinelândia carioca; do aprendizado com Nelson Pereira dos Santos em "O amuleto de Ogum" (1975) à participação como ator em "Tenda dos Milagres" (Nelson Pereira dos Santos, 1977) e "Ladrões de cinema" (Fernando Coni Campos, 1977). As parcerias com cineastas como Rogério Sganzerla, Kátia Mesel, Zózimo Bulbul, Octávio Bezerra e Rosemberg Cariry. Documentando, ainda, a volta de Dadá à Pedra para realizar o premiado curta "A Nave de Mané Socó" (2019), o filme traça um painel afetivo sobre uma história de amor ao cinema, à vida e às amizades.
Xamã Punk, de João Maia Peixoto
24/01/2023, terça-feira, às 20h
Local: Cine Tenda
Xamã Punk é um documentário falso de ficção xamânica pós apocaliptica. É a história de dois homens vagando por um mundo desconhecido por eles, uma paisagem verde e cinza preenchida com lixo e natureza. Um cenário paradoxal deixado pra trás depois do colapso de nossa sociedade de consumo. Andando pelas ruinas do que um dia foi o Rio de Janeiro, dois jovens rapazes atravessam uma série de encontros e acabam sendo submetidos a experiências que eles ainda não são totalmente capazes de compreender.
Último Domingo, de Renan Barbosa Brandão, Joana Claude
24/01/2023, terça-feira, às 21h
Local: Cine Praça
A madrugada apresenta-se estranha, com prenúncio de mudança. Na manhã seguinte, Maria recebe uma visita misteriosa que a levará a ressignificar seu destino. Livremente inspirado em trecho do “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” de José Saramago
Teatro de Máscaras, de Eduardo Ades
24/01/2023, terça-feira, às 21h
Local: Cine Praça
Sara, uma mulher aficionada por teatro, começa a vivenciar episódios de confusão mental. Nesta fase difícil da vida, ela recorre às memórias das peças a que assistiu.
Solmatalua, de Rodrigo Ribeiro-Andrade
24/01/2023, terça-feira, às 22h30
Local: Cine Tenda
Em uma onírica odisseia afro-diaspórica, paisagens e vielas encontram-se nas encruzilhadas do tempo. SOLMATALUA percorre um vertiginoso itinerário por territórios ancestrais e contemporâneos, realizando uma mística viagem que resgata memórias e busca possíveis futuros.
A Jornada do Valente, de Rodrigo de Janeiro
25/01/2023, quarta-feira, às 21h
Local: Cine Praça
Assis Valente, o compositor lendário dos anos 30, está caminhando mais uma vez pela Pequena África, essa cidade que está entre nós.
As Muitas Mortes de Antônio Parreiras, de Lucas Parente
26/01/2023, quinta-feira, às 10h30
Local: Cine Tenda
O cérebro é a papinha da paisagem. O homem a papinha da montanha.
O Brilho dos Meus Olhos, de Allan Ribeiro
26/01/2023, quinta-feira, às 12h30
Local: Cine Tenda
Em suas rotinas, trabalhadores da periferia do Rio de Janeiro tem momentos de transformação. Um instante de sonho, fantasia e fuga da realidade em contraponto a mesmice do dia-a-dia.
No Caminho de Casa, Hugo Anikulapo Lima
26/01/2023, quinta-feira, às 16h
Local: Cine Tenda
Disponível online de 26/01, quinta-feira, às 16h até 29/01, domingo às 16h
É comum ver personagens pretos do sexo masculino serem retratados em situações de indignidade, subalternidade e ou nos extremos de suas emoções, delegados a violência e brutalidade. No Caminho de Casa propõe uma realidade pouco explorada: a Real, o cotidiano banal. 3 homens pretos, de gerações diferentes que interagem entre si com respeito, afeto e amor. Num mundo onde é vetado o amor entre homens pretos, amar e cuidar são declarações de guerra.
Peixe abissal, de Rafael Saar
26/01/2023, quinta-feira, às 22h
Local: Cine Tenda
Um filme a partir do universo poético do escritor e compositor Luís Capucho. Nos anos 90, Capucho descobriu-se soropositivo e com sequelas físicas que se tornaram fonte de sua reinvenção artística. Entre literatura, música e pintura, sua obra, lírica e selvagem, atravessa os personagens de sua autobiografia ficcional do submundo gay e cinemas pornôs do Rio de Janeiro.
Carta para Glauber, de Gregory Baltz
27/01/2023, sexta-feira, às 16h
Local: Cine Tenda
Disponível online de 27/01, sexta-feira, às 16h até 30/01, segunda-feira às 16h
Em 1964, dias após o golpe militar, Gustavo Dahl, cineasta e pensador do cinema brasileiro, escreve uma carta para o amigo Glauber Rocha, que estava em Cannes apresentando seu filme Deus e o Diabo na Terra do Sol.
Primavera em cada vida, de Joaquim Castro, Rafael Saar
27/01/2023, sexta-feira, às 16h
Local: Cine Tenda
Disponível online de 27/01, sexta-feira, às 16h até 30/01, segunda-feira às 16h
São mortos os que nunca acreditaram
Que esta vida é somente uma passagem, um atalho sombrio, uma paisagem onde os nossos sentidos se pousaram.
A Vida São Dois Dias, Leonardo Mouramateus
27/01/2023, sexta-feira, às 20h
Local: Cine Tenda
A pacata rotina de Rómulo no Rio de Janeiro muda da noite para o dia quando um acidente dá início a uma onda de eventos absurdos. Longe dali, Orlando, seu irmão gêmeo e negociante de obras raras, tenta comprar o livro de uma estudante brasileira com problemas financeiros. A vida dos gêmeos entrará em rota de colisão graças a chegada de um misterioso manuscrito.
Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho, Pedro Bronz
27/01/2023, sexta-feira, às 21h
Local: Cine Praça
Beth Carvalho, a “Madrinha do Samba”, foi uma das maiores sambistas do Brasil, ajudou a revelar grandes nomes e a revitalizar o gênero musical. Seus outros talentos e sua sensível capacidade de percepção da realidade que a cercava fez com que ela própria documentasse os ilustres encontros ao longo dos 53 anos de palcos e pagode. As imagens do documentário são parte desse vasto acervo nas mais diferentes mídias: super-8, vh-s, mini-dv, k7 e fotos. O filme se debruça sobre esse material de Beth Carvalho para traçar um recorte único, íntimo da carreira e da vida dessa singular figura da cultura nacional.
A Menina e o Mar, de Gabriel Mellin
28/01/2023, sábado, às 10h30
Local: Cine Tenda
O filme conta a história de duas crianças, um menino e uma menina, que possuem duas formas completamente diferentes de enxergar o mundo. E o mar, que abraça este encontro.
SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 26ª edição de 20 a 28 de janeiro de 2023, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.
O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br
LINK PARA FOTOS
https://www.flickr.com/photos/
***
Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023.
Participe da Campanha #EufaçoaMostra
Na Web: mostratiradentes.com.br
No Instagram: @universoproducao No Youtube: Universo Produção
No Twitter: @universoprod No Facebook: mostratiradentes / universoproducao
No LinkedIn: universo-produção
SERVIÇO
MINISTÉRIO DA CULTURA, GOVERNO DE MINAS GERAIS E INSTITUTO CULTURAL VALE APRESENTAM 26a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 20 a 28 de janeiro de 2023
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio Master:INSTITUTO CULTURAL VALE
Patrocínio: CBMM, ITAÚ, CSN, CEDRO MINERAÇÃO, CIMENTO NACIONAL, CEMIG/GOVERNO DE MG
Parceria Cultural:FECOMÉRCIO MG, SESC, SENAC E SINDICATOS EMPRESARIAIS, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA
Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, NOVA ERA SILICON, CONECTA, REDE MINAS, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, CANAL BRASIL, MISTIKA, CINECOLOR, THE END, DOT, NAYMOVIE, 02 PLAY, CTAV, FESTIVAL DE MÁLAGA/MAFF/MALAGA WIP
Realização: UNIVERSO PRODUÇÃO, CULTURA E TURISMO/GOVERNO DE MINAS GERAIS, MINISTÉRIO DA CULTURA/GOVERNO FEDERAL/ UNIÃO E RECONSTRUÇÃO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Universo Produção | (31) 3282.2366/ 9 9534-6310 - Laura Tupynambá | imprensa@universoproducaocom.
Luz Comunicação
Jozane Faleiro - (31) 992046367 - [email protected]
Wandra Araújo - (31) 999645007 - [email protected]
Eliz Ferreira - (11) 991102442 - [email protected]
Valéria Blanco - (11) 991050441 - [email protected]