O primeiro episódio do Viva Açores contará os detalhes pouco conhecidos dessa travessia que iniciou em 1747 com a chegada dos primeiros casais açorianos na Ilha de Nossa Senhora do Desterro, hoje conhecida por Florianópolis, a capital de Santa Catarina. A primeira veiculação da minissérie será exibida no sábado, dia 04 de fevereiro, às 13h30, na NDTV para todo o estado catarinense e ficará disponível no portal ND+.
Ao todo serão apresentados quatro audiovisuais, com 24 minutos de duração cada um, que irão abordar a questão histórica da grande diáspora açoriana dos séculos 17 e 18, cujo principal destino era o Brasil, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, tema do primeiro episódio. No segundo episódio, o roteiro irá se basear em um comparativo da geografia do Arquipélago dos Açores e suas nove ilhas, com relação à geografia do litoral catarinense, onde de fato, os açorianos se tornaram pescadores. O terceiro episódio, irá abordar a influência da cultura açoriana, tanto na arquitetura, gastronomia, lendas e tradições e suas transformações no decorrer do tempo. E, no quarto episódio, o roteiro traz à tona como foi a colonização no Estado, suas dificuldades, a transição e a simbiose de culturas e a formação deste novo povo.
A série documental está sendo produzida com os recursos da Lei 17.942/2020 tendo como incentivadores as empresas Portobello, Koerich, Supermercados Imperatriz e Diamante Energia. Também fazem parte do projeto a In Pró Corporate e Estrutura de Comunicação. A produção e realização é da One For One Produções e NDTV, com o patrocínio do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, Fundação Catarinense de Cultura - FCC e Governo do Estado de Santa Catarina. As empresas SINEPE-SC (Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina), Colégio Catarinense, Shopping Casa e Design e Vinícola Lemos de Almeida também participam como patrocinadoras do Projeto “Viva Açores, Conhecer é Viver” como um todo.