Março, 2023. O que começou na década de 80 com a união de duas empreendedoras determinadas que se lançaram no sonho de abrir seu próprio negócio, chega a 2023 como uma empresa nacional sólida, visionária, com valores bem estabelecidos, comprometida com causas que mobilizam a sociedade e pautada por uma robusta agenda ESG. Uma história que faz do protagonismo feminino o motor para resultados e indicadores de destaque, com mais de 7 mil colaboradores, dos quais 77% são mulheres, e 74% dos cargos de liderança são comandados por elas.
Fundada por Janete Vaz e Sandra Soares Costa, há quase quatro décadas, em Brasília, a empresa incorporou em sua cultura organizacional práticas e valores que visam proporcionar igualdade de oportunidades para suas colaboradoras e colaboradores.
“No Sabin, fomentamos o respeito às diferenças e promovemos discussões com o foco na superação de preconceitos e crenças limitantes”, afirma a presidente executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla, para quem a desigualdade de gêneros é um problema global.
Tradicionalmente o setor de saúde emprega muitas mulheres no quadro funcional, mas elas estão, em sua grande maioria, concentradas em cargos assistenciais ou operacionais. “Quando olhamos para a alta liderança, nossa representatividade é pequena. Muitas vezes eu fui a única mulher em uma sala de 15 ou 20 presidentes. É quando você percebe a diferença e a desigualdade. Como líder e como empresa abraçamos diariamente o desafio de deixar um legado para as nossas colaboradoras e também para o ambiente empresarial”, reforça Lídia.
Com um programa de diversidade estruturado para refletir sobre questões que fomentem o respeito e a promoção de diversidade na empresa, além de treinamentos focados na temática e o incentivo ao diálogo, o Grupo investe nas competências, colhe resultados e se consolida cada vez mais como referência na valorização da mulher no mercado de trabalho brasileiro e também em seus diferentes papéis na sociedade.
Dentre as vantagens de ser uma empresa de alma feminina, a executiva atribui os resultados alcançados pelo Grupo em seu processo de expansão também à força feminina presente no DNA da organização. “Nos últimos 10 anos avançamos com nossa presença em todas as regiões do país, um movimento ousado, planejado e executado por uma equipe diversa, comprometida, o que tem nos permitido crescer de forma sustentável”, explica a presidente.
Um exemplo dessa cultura é a história profissional da própria presidente-executiva, que iniciou na empresa em 1999, como trainee e, ao longo dos anos, teve a oportunidade de se desenvolver e ocupar várias posições no Grupo onde, desde 2014, lidera processo de crescimento do Sabin.
“Eu venho de uma família de 3 filhos e eu sou a mais velha. Minha mãe foi professora, foi costureira, teve comércio. Eu cresci vendo a minha mãe trabalhar, cuidar dos filhos e da casa. Isso faz toda diferença para ser quem eu sou, sobretudo em uma posição de alta liderança. As mulheres de fato não precisam ser mulher-maravilha, mas precisam ter autoconhecimento e autoestima. Podemos realizar nossos sonhos com coragem, resiliência e foco no desenvolvimento para assumir cargos de alta liderança. Não precisamos nos cobrar o tempo todo de sermos perfeitas e sempre acertar”, conclui Lídia Abdalla.
Desde 2016, o Sabin é signatário dos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres, estabelecido pela ONU Mulheres, sendo um deles o tratamento de todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
O Grupo Sabin | O Grupo Sabin está presente em 15 estados, além do Distrito Federal, atende cerca de 7 milhões de clientes/ano e é reconhecido pela excelência técnico-científica, além de ser referência em sustentabilidade, gestão de pessoas e inovação.
Tem um portfólio de mais de 7,4 mil exames disponíveis em seus serviços de Análises Clínicas, Diagnósticos por Imagem, Check-up Executivo e Imunização. Em 2021, a empresa ampliou sua atuação por meio da plataforma integradora de serviços de saúde, Rita Saúde, e da Amparo Saúde, que oferece atenção primária à saúde a operadoras de planos de saúde, auto gestoras, seguradoras e empresas, apoiando seus processos de gestão de saúde de grupos populacionais.