Alunos da Escola Estadual Tancredo Almeida Neves, na cidade Santa Luzia (MG), participaram de uma atividade integrativa que tratou a construção histórica do município desde sua origem até o momento atual. Trata-se da oficina “História do Patrimônio e da origem da comunidade de Santa Luzia” que levou os estudantes a uma tarde de imersão e aprendizado.
Essa atividade ocorreu em 20 de outubro de 2022. No comando, o jornalista Américo Antunes coordenou e mediou a conversa que teve participação da assistente social Conceição Nunes, dissertando sobre o tema principal. As boas-vindas foram feitas pela professora e vice-diretora Nazário de Souza.
O objetivo do evento foi o de introduzir as discussões sobre a relação entre memória e história relativas ao patrimônio municipal. Tudo isso ainda levando em consideração as políticas patrimoniais como resultados de dinâmicas de lembranças e esquecimentos nas disputas entre grupos sociais, assim como a construção da memória como um ato de cidadania que inclui a ação do trabalho e seus sujeitos.
A oficina ocorreu por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura com patrocínio do BH Supermercados e Cedro Mineração e realização da Result e Pomar Cultural. O Ministério do Turismo e o Governo de Minas Gerais apresentam a primeira edição do Arena Cultural, em Mariana, evento que originou a oficina em Santa Luzia. O vídeo das palestras e a inteiração dos alunos está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VV5bqScX3i0