SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
30/06/2023 às 12h20min - Atualizada em 03/07/2023 às 00h00min

Yuny Incorporadora otimiza tempo no desenvolvimento de projetos com ferramenta digital

Conhecida como BIM, a metodologia de modelagem digital contribui nos negócios da empresa, com otimização de recursos e redução de gastos

SALA DA NOTÍCIA Cristiane Lima Molina
Divulgação
A Yuny Incorporadora adotou, desde 2021, a metodologia building information modeling (BIM) em seus projetos e destaca os benefícios da ferramenta para seus negócios A ferramenta de modelagem digital de edifícios permite a criação de um modelo virtual tridimensional detalhado de seus empreendimentos, que integra e analisa todas as informações em uma única plataforma.

De acordo com Maíra Baltrusch, coordenadora de projetos da Yuny Incorporadora, o BIM permite que a empresa tenha uma visão integrada de todas as disciplinas envolvidas no projeto, “o que ajuda a evitar conflitos e o retrabalho e aumenta a eficiência do processo construtivo”. Além disso, a metodologia possibilita melhor coordenação entre as diferentes equipes envolvidas e a identificação de incompatibilidades e erros ainda na fase de modelagem, o que reduz a necessidade de retrabalho e minimiza os custos com reformas e correções.

Dados do mercado indicam que o uso do BIM tem crescido no Brasil nos últimos anos, especialmente nos setores de construção civil e imobiliário. Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), cerca de 70% dos projetos de construção no país já utilizam a metodologia.

Os principais diferenciais competitivos da tecnologia para as empresas do setor imobiliário incluem a redução de custos, o aumento da eficiência, a melhoria na qualidade do projeto e a maior sustentabilidade. Com a metodologia, é possível otimizar a utilização dos recursos disponíveis, reduzir o desperdício de materiais e aumentar a eficiência energética dos edifícios.

Além disso, a ferramenta permite simulações e análises do desempenho energético do edifício antes mesmo da sua construção, o que possibilita a adoção de medidas para aumentar a eficiência energética e reduzir o impacto ambiental.

O uso do BIM permite que a Yuny Incorporadora continue a oferecer empreendimentos de alta qualidade, com maior eficiência e sustentabilidade e, assim, se destaque ainda mais no mercado imobiliário brasileiro.

De acordo com a gerente, a implementação do BIM no mercado ainda enfrenta alguns desafios, como a falta de padronização de processos e a resistência de alguns profissionais à adoção da metodologia. “Por isso, é importante que haja treinamentos e capacitações, para que os profissionais possam adquirir as habilidades necessárias para utilizar a ferramenta de forma eficiente, e conscientes dos seus benefícios”, finaliza Maíra.

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp