De acordo com Maíra Baltrusch, coordenadora de projetos da Yuny Incorporadora, o BIM permite que a empresa tenha uma visão integrada de todas as disciplinas envolvidas no projeto, “o que ajuda a evitar conflitos e o retrabalho e aumenta a eficiência do processo construtivo”. Além disso, a metodologia possibilita melhor coordenação entre as diferentes equipes envolvidas e a identificação de incompatibilidades e erros ainda na fase de modelagem, o que reduz a necessidade de retrabalho e minimiza os custos com reformas e correções.
Dados do mercado indicam que o uso do BIM tem crescido no Brasil nos últimos anos, especialmente nos setores de construção civil e imobiliário. Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), cerca de 70% dos projetos de construção no país já utilizam a metodologia.
Os principais diferenciais competitivos da tecnologia para as empresas do setor imobiliário incluem a redução de custos, o aumento da eficiência, a melhoria na qualidade do projeto e a maior sustentabilidade. Com a metodologia, é possível otimizar a utilização dos recursos disponíveis, reduzir o desperdício de materiais e aumentar a eficiência energética dos edifícios.
Além disso, a ferramenta permite simulações e análises do desempenho energético do edifício antes mesmo da sua construção, o que possibilita a adoção de medidas para aumentar a eficiência energética e reduzir o impacto ambiental.
O uso do BIM permite que a Yuny Incorporadora continue a oferecer empreendimentos de alta qualidade, com maior eficiência e sustentabilidade e, assim, se destaque ainda mais no mercado imobiliário brasileiro.
De acordo com a gerente, a implementação do BIM no mercado ainda enfrenta alguns desafios, como a falta de padronização de processos e a resistência de alguns profissionais à adoção da metodologia. “Por isso, é importante que haja treinamentos e capacitações, para que os profissionais possam adquirir as habilidades necessárias para utilizar a ferramenta de forma eficiente, e conscientes dos seus benefícios”, finaliza Maíra.