SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
06/07/2023 às 16h10min - Atualizada em 09/07/2023 às 00h00min

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo apresenta a mostra inédita "El Camino

- Cinema de Viagem da América do Sul" , de 12.07 a 07.08

SALA DA NOTÍCIA Atti Comunicacao
CCBB SP
CCBBSP

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo apresenta a mostra inédita "El Camino - Cinema de Viagem da América do Sul" ,  de 12 de julho a 07 de agosto, com 19 títulos que apresentam um apanhado histórico de road movies, realizados no sul do continente americano, desde a década de 1960 até os dias atuais.

 

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo apresenta a mostra inédita  "El camino - Cinema de viagem da América do Sul", de 12 de julho a 7 de agosto, com um apanhado histórico de road movies, realizados na região sul do continente americano desde a década de 1960 até os dias atuais. Toda programação é gratuita e inclui uma oficina presencial, além de um catálogo online.

 

Com a curadoria de Carla Italiano e Leonardo Amaral, e produção da Anacoluto Produções, a programação reúne 19 títulos, sendo 15 longas e 4 curtas, realizados em nove países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Bolívia, Chile, Colômbia e Venezuela, pensada a partir de 5 linhas de força que permitem criar agrupamentos entre os filmes exibidos. A primeira linha reúne obras realizadas a partir da década de 1960 que lidam de forma fílmica com as contraditórias ideias de povo e nação como Vidas Secas, Iracema - uma transa amazônica (Brasil), Os Inundados (Argentina), Os vampiros da miséria (Colômbia) e A dupla jornada (Brasil).  

 

A segunda traz o drama de indivíduos em relação a representações de coletivo em suas diversas raízes étnicas e políticas, como em Noites Paraguayas (Brasil/Paraguai), A nação clandestina (Bolívia), A terra prometida (Chile), Pachamama (Brasil/Bolívia/Peru) e Carlos: cine-retrato de um andarilho em Montevidéu (Uruguai). O terceiro grupo recorre aos recursos do cinema fantástico e jornadas psicológicas, reconfigurando não só as cartografias de territórios, como a própria noção de identidade: Brasil Ano 2000, Sonhos de gelo (Chile), A viagem (Argentina) e As filhas do fogo (Argentina). 

O quarto grupo pensa trajetórias transnacionais de povos originários por meio de recriações de territórios indígenas perdidos, algo evidente em Serras da Desordem, Tava - a casa de pedra (Brasil) e Zama (Argentina). Por fim, a quinta linha traz questões fruto dos processos coloniais da diáspora africana e agrupa curtas de teor auto representativo que fazem viagens rumo ao continente africano, é o caso de NoirBlue e (Outros) fundamentos (Brasil). 

 

Além das sessões, El Camino - Cinema de Viagem da América do Sul conta com algumas atividades paralelas: a apresentação da mostra pelos curadores Carla Italiano e Leonardo Amaral - seguida do filme de abertura Noites Paraguayas (1982), no dia 12 de julho, às 17h; a apresentação de A Nação Clandestina, pela montadora e cineasta Cristina Amaral, em 15 de julho, às 15h; sessão comentada do filme A Viagem (1992), no dia 28 de julho, às 16h, seguida de debate com o crítico e pesquisador João Toledo; e a oficina “Outras viagens ao país do povo: deslocamentos estético-políticos no cinema latino-americano”, que acontece no dia 22 de julho, das 13h30 às 17h, ministrada pelo crítico de cinema, programador e professor, Victor Guimarães. 

 

Ao realizar este projeto, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma o compromisso de ampliar a conexão do brasileiro com a cultura e com a promoção do acesso à produção cinematográfica nacional e internacional.  

 

SERVIÇO:

Mostra "El Camino - Cinema de Viagem da América do Sul"

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Período: 12 de julho a 7 de agosto de 2023.

Mais informações no site bb.com.br/cultura 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp