SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
14/07/2023 às 12h03min - Atualizada em 16/07/2023 às 00h00min

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha terá palestra da professora Eunice Prudente

No próximo dia 25/07, às 11h, a professora sênior do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP, Eunice Prudente, participará de evento na Associação dos Advogados

Ricardo da Silva
www.aasp.org.br
Divulgação
A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) receberá no próximo dia 25/07, às 11h, a professora e secretária Municipal de Justiça de São Paulo (SMJ), Eunice Aparecida de Jesus Prudente. O evento é gratuito e terá como mote celebrar o “Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”. A celebração acontecerá de maneira presencial na sede da AASP, na Rua Álvares Penteado, 151, Centro - São Paulo. Para os interessados que estarão fora da cidade de São Paulo, ou que porventura não possam acompanhar presencialmente, poderão se inscrever e acompanhar o evento de maneira remota.
O objetivo é apresentar as questões que envolvem o feminismo negro e que ganharam maiores proporções em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana, com a realização do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, com a criação da Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas e a definição do dia 25 de julho como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
No Brasil, a Lei nº 12.987/2014, assinada pela presidente Dilma Rousseff, reconheceu esse dia como Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Essa data inaugura um processo de lutas, batalhas e reconhecimento da mulher negra no protagonismo junto à sociedade brasileira.
Para mais informações e inscrições, acesse: https://cursosonline.aasp.org.br/curso/48110
Confira abaixo a programação completa:
9h – Mesa 1 – Saúde: O descaso com o cuidado da saúde da mulher negra.
Cristiane Santos de Mesquita
Formada em Medicina pela Faculdade Bahiana de Medicina. Residência em Clínica Médica nas Obras Sociais Irmã Dulce (Salvador-BA). Residência em Oncologia Clínica no IAVC (SP). Trabalha em tempo integral no SUS, em dois hospitais: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), da Faculdade de Medicina da USP, e Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo (HCLPM), em Mogi das Cruzes.
Nathália Tuany Duarte 
Doutora em Patologia Oral e Maxilofacial e Pacientes com Necessidades Especiais na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP). Mestre em ciências na área de Oncologia pelo A.C. Camargo Cancer Center, formada em odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora universitária na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), dentista especialista em pacientes com necessidades especiais no SUS/Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Vera Cruz.  Aprimoramento profissional em Câncer Bucal no A.C. Camargo Cancer Center com bolsa FUNDAP (2011 - 2013), aprimoramento profissional na Associação de Assistência à Criança Deficiente - AACD (2011-2012).
Moderadora: Gabriela Cezar e Melo
Graduada em Direito pela FMU. Pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal pela EPD. Cursando pós-graduação em Direito Médico pela EPD. Secretária Adjunta da Subseção de Diadema. Presidente da Comissão de Direito Médico da Subseção de Diadema. Membra da Secretaria da Saúde no Conselho da Saúde da População Negra do Município de Diadema.
 
10h – Mesa 2 – Área jurídica: Reflexões sobre a luta da igualdade de gênero e a importância e impacto da indicação de juristas negras junto aos órgãos diretivos do Poder Judiciário.
Daldice Maria Santana de Almeida
Desembargadora Federal do TRF-3. Coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 3ª Região. Coordenadora da Subsecretaria Unificada A de Turmas da 3ª Seção. Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (2015-2017 e 2017-2019).
Debora Ribeiro
Advogada. Especialista em Direito Penal Econômico e Direitos da Mulher. Membra da Coalizão Nacional de Mulheres. Representante estadual da Anan-SP.
Moderadora: Patrícia Souza Anastácio
Advogada. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela USP. Especialista em Direito Processual Civil pela ESA. MBA em Advocacia Corporativa e Governança EAD. Conselheira suplente da AASP. Advogada membra da Black Sister in Law e da Associação Nacional da Advocacia Negra (Anan).
11h – Encerramento
Eunice Aparecida de Jesus Prudente
Secretária Municipal de Justiça de São Paulo (SMJ/Prefeitura de São Paulo). Mestre e doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Professora sênior do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP, onde ministra disciplinas nos cursos nos programas de mestrado e doutorado nas áreas Direito do Estado e Direitos Humanos. Possui vários artigos publicados, sendo autora da primeira tese que propõe a criminalização da discriminação racial, aprovada em 1980, publicada no livro “Preconceito Racial e Igualdade Jurídica: a cidadania negra em questão”, pela Editora Julex, em 1989.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp