26/07/2023 às 16h35min - Atualizada em 27/07/2023 às 00h00min
Febre maculosa: Especialista destaca medidas preventivas para proteger seus animais de estimação
Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera ressalta cuidados e atenção redobrada com pets devido alto índices de casos no país
A febre maculosa é uma doença infecciosa que acomete e pode levar a óbito tanto humanos quanto alguns animais, embora pela literatura científica seja um achado raro. Transmitida pela picada do carrapato-estrela gênero Amblyomma, que pode ser encontrado em animais silvestres e de grande porte, como capivaras e cavalos, cães, aves domésticas e roedores, ela tem como seu principal agente etiológico a bactéria Rickettsia rickettsii. Atransmissão acontece quando o carrapato infectado fica aderido ao corpo da pessoa ou também pela penetração das bactérias em lesões de pele, através do esmagamento do carrapato.
Desde 2022, Santa Catarina é referência no Sul em relação à identificação dos carrapatos por meio do DIVE/SC (Laboratório de Entomologia de Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina). Os casos de febre maculosa têm aumentado significativamente nos últimos tempos e, por esse motivo, é fundamental que os tutores estejam cientes e adotem medidas preventivas para proteger seus animais de estimação. O estado de Santa Catarina registrou 41 casos de febre maculosa em 2022 e, neste ano, até agora, já são 20 casos confirmados.
Com o aumento da incidência da febre maculosa, o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Matheus Ordoñez, compartilha sua opinião sobre as medidas preventivas que os donos de animais de estimação podem adotar para se proteger e evitar a exposição a esses parasitas perigosos que podem também afetar cães e gatos, por exemplo, desde que frequentem áreas onde os artrópodes possam estar presentes.
“A principal prevenção é o controle da infestação de carrapatos, porém outras ações de para o combate da febre maculosa devem ser adotadas, como evitar contato com as áreas de risco, buscar orientações sobre serviços de saúde de sua cidade, caso haja sintomas, para procurar o local adequado e receber diagnóstico precoce. A febre maculosa é uma doença de notificação obrigatória e todo caso suspeito deve ser notificado às autoridades locais de saúde, que irão realizar a investigação epidemiológica e avaliar a necessidade de adoção de medidas de controle”, ressalta Matheus.
Sintomas: Caso o indivíduo apresente febre e dores no corpo, e teve contato com carrapatos nos últimos dez dias, é importante relatar no atendimento médico. Os tutores devem evitar andar em áreas de risco e se atentar com a relação de seus animais domésticos com outros para evitar levar carrapatos para dentro de sua casa.
Atendimento: É designado ao profissional Médico Veterinário estabelecer protocolos para avaliação e recebimento dos animais suspeitos de doença infectocontagiosa, sendo que, este indicará melhor triagem e condução a ser executada.
Medicamentos: Consulte sempre um veterinário para determinar o melhor medicamento preventivo contra carrapatos para o seu animal de estimação. Esses medicamentos são altamente eficazes na prevenção de infestações de carrapatos e devem ser administrados regularmente, conforme as instruções do profissional.
A Faculdade Anhanguera de São José, nota 5 no MEC, conta com a melhor Clínica Veterinária Escola do Estado de Santa Catarina com profissionais especialistas e capacitados para o atendimento dos pets da comunidade, oferecendo serviços de consultas, cirurgias, exames de imagem, como raio X digital e ultrassom, além de exames laboratoriais, acupuntura, atendimento para animais silvestres e pets não convencionais. Os atendimentos devem ser agendados pelo telefone ou WhatsApp: (48) 3954-9744.
Sobre a Anhanguera Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.
Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.
Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todo os estados brasileiros.