SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
04/08/2023 às 10h50min - Atualizada em 07/08/2023 às 00h00min

Relacionamentos: o que faz um casal dar certo?

Coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera orienta para que um relacionamento seja harmonioso e duradouro

Thainá Zelante Cordeiro

Que maravilha é amar – e ser amado. Uma das maiores buscas do ser humano é se relacionar de forma harmoniosa, saudável e que lhe traga felicidade.  Desde que a humanidade existe, o sonho de um relacionamento estável, saudável e duradouro permeia o pensamento coletivo, inspirando a arte e os artistas, desde a literatura, até a música. Mas será possível, de fato, ser “feliz para sempre”? 

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Luana Galleano Mello, não existe uma receita pronta para relacionamentos duradouros, mas alguns comportamentos e atitudes que auxiliam na adaptação da rotina e frente aos desafios que surgem no decorrer da convivência. 

“A empatia é um pilar fundamental nos relacionamentos, permitindo que os parceiros se coloquem no lugar do outro e compreendam suas emoções, auxiliando na busca pela evolução e aprendizado contínuo, que é essencial para que o casal cresça e se desenvolva juntos. Além disso, ter consciência das próprias emoções e a capacidade de lidar com elas é fundamental para estabelecer conexões emocionais profundas e saudáveis”. aponta Luana. 

A seguir, a psicóloga elenca algumas orientações que podem ajudar nos relacionamentos. 

Confiança no parceiro(a): A confiança é a base de todo relacionamento. Se essa base não existir, será que o parceiro é a pessoa ideal para um relacionamento feliz?  

Comunicação assertiva: Uma comunicação franca e transparente entre o casal é fundamental na relação. Falar sobre trivialidades, medos, inseguranças e o que traz felicidade, auxilia na construção de um relacionamento saudável e aumenta os vínculos entre o casal. Esclarecer coisas que incomodam também diminui possíveis mágoas, que, quando guardadas e não esclarecidas, no momento certo, podem abalar o casal no futuro, ou até mesmo gerar ansiedades e apreensões frente à relação. 

Interesses em comum - e individuais também: O casal precisa ter interesses em comum, respeitando os interesses individuais. Respeitar a individualidade de cada um, é essencial ao relacionamento e é importante para manter o casal em sintonia e feliz.  

Demonstrar o amor diariamente: Demonstrar a importância que o outro representa para você é uma forma de demonstrar amor. O exercício da conquista é diário, na forma de falar, de demonstrar carinho, do cuidar. As pessoas têm formas diferentes de demonstrar amor e de ser amadas, e isso deve ser respeitado e acolhido. Em conjunto com outros fatores, o vínculo do casal fortalece a relação.  

Caminhar juntos: O caminhar juntos faz parte da sintonia e harmonia que o casal mantém no convívio diário. Ambos devem se incentivar e se confortar em períodos difíceis, assim como comemorar os momentos bons. 

Aprender a ceder: O relacionamento é um eterno exercício de compreender e ceder. Quando só um lado está disposto a renunciar o relacionamento está fadado a ter problemas com o passar do tempo. Todos nós temos nossas vivências, características e bagagem emocional, e esses aspectos vão entrar em conflito com o outro em algum momento. Deve-se desenvolver a habilidade de ceder para que os interesses se encaixem, mas cuidado para que isso não seja exercido de forma unilateral. 

Fazer planos juntos: Planos para o futuro incentivam o casal a buscar conquistas em comum. Ao buscar realizar esses planos, o parceiro pode também alcançar metas pessoais, e isso fortalece a relação. 

Sobre a Anhanguera      

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. 

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País. 

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todo os estados brasileiros.  

Acesse o site e o blog para mais informações.    

Assessoria de Imprensa  
Atendimento:
Thainá Zelante Cordeiro 
E-mail: [email protected] 
Telefone: +55 11 96650-6507 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp