SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
08/08/2023 às 13h32min - Atualizada em 09/08/2023 às 00h00min

Pró-Vítima realiza “1° Fórum Brasileiro de Vitimologia” nesta 5ª feira com entrada franca

Evento contará com mais de dez palestrantes, divididos em três painéis com temáticas da área jurídica, da Psicologia e da Segurança Pública; atividades acontecem das 9h às 12h, de forma presencial, na Ibrawork, em São Paulo-SP

Simone Leone
Divulgação
O Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral a Vítimas (Pró-Vítima) realiza nesta 5ª feira (10/8), em São Paulo-SP, o “1° Fórum Brasileiro de Vitimologia”. O evento é voltado a profissionais que atuam nas áreas jurídica e de Segurança Pública, em especial os que defendem direitos e interesses de vítimas no País. A programação contará com mais de dez palestrantes, divididos em três painéis. Os trabalhos acontecem das 9h às 12h, de forma presencial, na Ibrawork (rua Augusta, 1.977 – 7º andar, Cerqueira César).
A primeira edição do fórum sobre vitimologia terá a missão de atualizar o público-alvo sobre temas referentes ao segmento. A participação é aberta a advogados, juízes, promotores de Justiça, defensores públicos, estudantes do setor da Saúde, do Direito e da seara Social, e demais interessados na defesa das vítimas.
A entrada é franca. Contudo, é necessário fazer inscrição prévia online (link https://www.sympla.com.br/evento/1-forum-brasileiro-de-vitimologia/2094105). Ao final do fórum, os participantes receberão certificado via plataforma Sympla.
Com início às 9h, o evento vai abarcar palestras de especialistas renomados e de profissionais com experiência no campo dos direitos humanos e em Segurança Pública. Serão abordados aspectos legais, jurisprudência recente, políticas públicas, ética profissional e interpelações inovadoras na defesa dos direitos de quem é vítima no Brasil - de crimes, de acidentes ou de desastres naturais.
A abertura do fórum ficará a cargo da presidente e idealizadora do Pró-Vítima, a promotora de Justiça Celeste Leite dos Santos. Em seguida, a exposição será conduzida por Raquel Gallinati, diretora da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol) do Brasil, e pelo presidente do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), Thomas Law.
Segundo Celeste, o encontro será uma grande oportunidade para que os participantes ampliem seus conhecimentos sobre a vitimologia no País, tendo acesso a informações de vanguarda e a perspectivas atualizadas sobre os desafios no universo dos direitos das vítimas:
“Serão apresentados, na oportunidade, os principais fundamentos da Ciência Vitimológica. A intenção é fornecermos ferramentas valiosas para o aprimoramento da atuação profissional, para que, quem atua na área, agregue valor ao seu serviço e ofereça um atendimento mais eficiente, humanizado e compassivo às vítimas, seja no tribunal, na delegacia, num hospital, ou na cena de um crime”.

Palestrantes

Entre os palestrantes do “1° Fórum Brasileiro de Vitimologia” estão Fábio Furia, professor-doutor da Impacta, e Thadeus Kassabian, CEO da Yescom.
Destaque, ainda, para Paula Mary Reis de Albuquerque, delegada da Polícia Federal (PF) do Rio de Janeiro, e consultora do Senado Federal na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia; Inês Coimbra, procuradora-geral do Estado de São Paulo; e Marcela Arruda, secretária de Gestão da Prefeitura de São Paulo.
                          
PROGRAMAÇÃO

1° Fórum Brasileiro de Vitimologia

10/8 - 5ª feira

Abertura - 9h

Palestrantes:

Celeste Leite dos Santos - Promotora de Justiça e Presidente do Instituto Pró-Vítima
Raquel Galinatti - Diretora da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol) do Brasil
Thomas Law - Presidente do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina)
Inês Coimbra - Procuradora-geral do Estado de São Paulo
Marcela Arruda - Secretária de Gestão da Prefeitura de São Paulo-SP

1° Painel - 9h15
 
Tema: Arquiteturas digitais e as suas consequências para as vítimas

Palestrantes:

Maria Celeste Cordeiro Leite dos Santos - Professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo
Carla Albuquerque - Jornalista e apresentadora
Thadeus Kassabian - CEO da Yescom
Fabio Furia - Gerente sênior da Accenture e professor-doutor da Impacta
 
2° Painel - 10h
 
Tema: A vítima diante da nova disciplina do reconhecimento

Palestrantes:

Jonia Lacerda - Coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário FAM (Faculdade das Américas)
Michele Santana - Secretária de Segurança Pública da Prefeitura de Taboão da Serra-SP
Paula Albuquerque - Delegada da Polícia Federal (PF) do Rio de Janeiro, e consultora do Senado Federal na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia
Luciana Sabatine - Conselheira do Instituto Pró-Vítima
 
3° Painel - 11h
 
Tema: Os desafios na proteção integral das vítimas

Palestrantes

Marilene Araújo: Advogada e doutora pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo
Luis Balsalobre: Advogado e mestre pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo
Jaime Nascimento: Promotor de Justiça
Shirley Lizak: Professora de Psicologia do Centro Universitário FAM (Faculdade das Américas)
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp