SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
21/08/2023 às 17h20min - Atualizada em 22/08/2023 às 00h00min

Pedágio Ambiental na Serra do Japi mobiliza moradores sobre conservação da área e participação no Projeto Olhos da Serra

Evento ocorreu em Jundiaí (SP), como parte da segunda fase do projeto, com entrega de mudas nativas, materiais de sensibilização e plantão de esclarecimento sobre a importância da serra para a biodiversidade e a sustentabilidade hídrica

MXP Comunicação Ltda
Flávio Grieger

O projeto Olhos da Serra realizou no último sábado (19/08), durante toda a manhã em frente ao Cream (Centro de Referência de Educação Ambiental), em Jundiaí, um pedágio ambiental. Com feira de artesanato, distribuição de material impresso com informações ambientais e mudas nativas da Mata Atlântica, além de roda de discussões com moradores da Serra do Japi, a atividade intensificou a comunicação também com os visitantes e reforçou a necessidade de preservação da área, um dos últimos trechos de floresta contínua do Estado de São Paulo.

Com a finalidade de conscientizar a comunidade sobre a relevância ambiental da Serra do Japi, o evento faz parte da segunda etapa do Olhos da Serra, realizado pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), em parceria com a Fundação Serra do Japi, e patrocínio de Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA.

Os visitantes e moradores que passavam pela Rua Atilio Gobo, em frente ao Cream, puderam pegar mudas de árvores nativas das espécies: Pau-Brasil, paineira e espécies variadas de ipê (branco, amarelo, rosa e roxo). Também receberam um folder com explicações sobre o Projeto Olhos da Serra, impressos em papel semente, que após a leitura podem ser plantados, e lixinhos sustentáveis para carro.

As rodas de conversas deram detalhes sobre a segunda etapa do projeto e formas de os moradores locais participarem e contribuírem. Está aberto o cadastro para interessados cadastrarem suas propriedades para receberem as atividades de saneamento rural e recomposição florestal, através do link: https://bit.ly/olhosdaserra-cadastro.

“O pedágio ambiental alcançou tanto as pessoas que visitam quanto os moradores da Serra do Japi”, afirma Eduardo Paniguel, gestor do Olhos da Serra. “A perspectiva com esta e outras iniciativas é conscientizar sobre a preservação da Serra do Japi para a sobrevivência das populações. O projeto também quer levar até os moradores que possuem áreas na serra os dois projetos pilotos de recomposição florestal e o de saneamento rural individual”, completa.

Superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes destacou a importância do envolvimento da comunidade durante o pedágio ambiental e do compartilhamento de informações ambientalmente corretas entre visitantes e comunidade local. “As ações do Olhos da Serra contribuem para que se entenda a relevância de preservar um local tão importante para o Estado de São Paulo e também para o Brasil”, destaca.

Artesã e moradora da Serra do Japi, Carla Crizol participou do pedágio ambiental e ressaltou que a iniciativa ajuda a orientar a população que frequenta o local. “Os eventos realizados pelo projeto Olhos da Serra são importantes para que os moradores e visitantes possam receber informações que muitas vezes passam despercebidas sobre preservação e conservação da área. Levar mais uma muda de árvore nativa para casa é reforçar esse compromisso com a natureza”, fala.

 

Projeto Olhos da Serra

Conduzido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), com patrocínio de Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA Brasil, o Olhos da Serra tem o propósito de conservar os recursos hídricos na região. Como prioridade total no projeto, a preservação dos recursos naturais compreende, entre outras atividades, o combate a incêndios, com formação de brigadistas e aplicação de curso de capacitação profissional pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a educação ambiental, o monitoramento de invasões humanas, a promoção de ações de reflorestamento e saneamento rural, com a implantação de uma propriedade modelo com tratamento de efluentes, gestão de resíduos e de água cinza. O Olhos da Serra também conta com a parceria das seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Jundiaí (Diretorias de Meio Ambiente, de Agronegócios e de Parcerias Estratégicas, Guarda Municipal – Divisão Florestal e Defesa Civil); Fundação Serra do Japi; DAE Jundiaí; Fundação Florestal; Embrapa; Instituto Cerrados; Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara); Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA); Conselho Gestor da Serra do Japi (CGSJ); Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) e Aliados pela Água.

 

Consórcio PCJ

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) é uma associação de usuários de água, de direito privado e sem fins lucrativos, integrada por 41 municípios e 23 grandes empresas. A entidade possui independência técnica e financeira para a realização de atividades de recuperação e preservação dos mananciais das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, as Bacias PCJ (UGRHI 5).

Segundo o presidente da entidade e prefeito de Limeira (SP), Mario Botion, “nossa visão é a de contribuir para uma sociedade mais justa, economicamente viável e sustentável, que respeite a água em todos os seus usos e potenciais, em atenção às mudanças climáticas. Desta forma, nossa missão é a de integrar todos os setores da sociedade em prol da gestão eficiente da água, do saneamento e do meio ambiente”.

O Consórcio PCJ é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, membro de importantes instituições ligadas à área, como o Conselho Mundial da Água, as Redes Internacional, Latina e Brasileira de Organismos de Bacias (RIOB, RELOB e REBOB), além de ser o único representante das Bacias PCJ no Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

 

Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.

 

Coca-Cola FEMSA Brasil

A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. é a maior engarrafadora da franquia Coca-Cola do mundo por volume de vendas. A companhia produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 131 marcas a mais de 266 milhões de consumidores todos os dias. Com mais de 80 mil colaboradores, a companhia comercializa e vende aproximadamente 3,5 mil milhões de caixas-unidade por meio de quase 2 milhões de pontos de venda por ano. Operando 49 unidades de manufatura e 260 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida a gerar valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor. A companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes do Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance do Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index, e do índice S&P/BMV Total México ESG, entre outros. Suas operações abrangem territórios no México, Brasil, na Guatemala, Colômbia e Argentina, e, em nível nacional, na Costa Rica, Nicarágua, no Panamá, Uruguai e na Venezuela mediante um investimento na KOF Venezuela. Para mais informações visite www.coca-colafemsa.com


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp