SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
28/08/2023 às 18h46min - Atualizada em 29/08/2023 às 00h00min

34° Curta Kinoforum promove o Curta & Mercado

encontro de profissionais

Atti Comunicacao
Kinoforum
kinoforum

ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DE CURTA & MERCADO ACONTECE NO 34º Curta Kinoforum

Curta & Mercado, o encontro de profissionais promovido pelo 34° Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo, está de volta.

A iniciativa apresenta este ano um total de seis mesas, que acontecem de 26 a 31 de agosto na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Clementino, São Paulo).

Circulação internacional de curtas-metragens brasileiros, produção de obras de curta duração para TikTok e outras plataformas estão entre os temas abordados. 

Também estão em pauta a acessibilidade no cinema, a pesquisa audiovisual, o laboratório “Da Ideia à Distribuição” e um pitching/rodada de negócios. Este último inclui um debate sobre inteligência artificial.

Entre os participantes das mesas estão os cineastas Cao Hamburger, Carlos Segundo, Fernanda Pessoa, Helena Tassara e Lucas Bambozzi. Também estão escalados o estrategista de conteúdos Zé Agripino, a produtora executiva Gabriela Souza e Zita Carvalhosa, criadora e diretora do Curta Kinoforum.    

As inscrições e outras informações podem ser acessadas pelo endereço https://kinoforum-23.multiscreensite.com/#Informacoes.

 

*** PROGRAMAÇÃO ***

26/08, às 11h00

mesa 1 - Curta-Metragem no Mundo, Coprodução Brasil/França e a Participação Brasileira no Clermont-Ferrand Short Film Market 

* convidada: Zita Carvalhosa (diretora do Curta Kinoforum) 

* participantes: Carlos Segundo e Antonio Nakashian (cineastas presentes no Short Film Market 2023) 

* moderadora: Val Gomes (coordenadora dos Programas Brasileiros do Curta Kinoforum

 

24/08, às 16h00

Mesa 2 - Linguagem Cinematográfica Dentro da Produção de Vídeos Curtos Multiplataforma (TikTok, Reels, YouTube Shorts e Kwai)

* moderador: Zé Agripino (estrategista de conteúdos e pesquisa sobre os temas de desenho de audiência, redes sociais e social listening para projetos audiovisuais, diretor de curtas-metragens e criador do podcast "Amor aos 20 anos")

O evento busca investigar e discutir as variações de uso da linguagem cinematográfica dentro da produção de vídeos curtos multiplataforma. E com essa discussão lançar algumas perguntas: Qual o contato dessa produção com o formato de curta-metragem? Pode essa produção influenciar a linguagem audiovisual contemporânea? Quais as demandas do mercado audiovisual por esse tipo de formato?

 

25/08, às 14h00

MESA 3 - Oficina Prática Introdução à Pesquisa Audiovisual

* participantes:  Camila Camargo, Bea Monteiro, Julia Zylbersztajnm, Isabela Mota e Eloá Chouzal

* moderadora: Helena Tassara

* promoção:  PAVIC – Pesquisadores de Audiovisual, Iconografia e Conteúdo 

O objetivo da oficina é difundir a importância e o papel da pesquisa audiovisual (de som e imagem) para projetos culturais como filmes e séries de documentários e de ficção, museus e exposições.

 

 

26/08, às 14h00

Mesa 4 - Da Ideia à Distribuição

* moderadora: Gabriela Souza (produtora executiva da Tilt, content studio com sedes em SP e NY, focada em narrativas experimentais e entretenimento, produzindo campanhas publicitárias, documentários, séries de entretenimento, filmes de impacto social e videoclipes com agências, marcas, artistas nacionais e internacionais)

* público alvo: Alunos e ex-alunos de oficinas audiovisuais, coletivos e pessoas  interessadas em produzir suas primeiras obras audiovisuais.

O Laboratório “Da Ideia à Distribuição” é uma imersão nos caminhos a serem percorridos para elaborar, construir e distribuir uma obra audiovisual. Janelas, formatos e tipos de obra audiovisual; Cadeia produtiva do audiovisual; Etapas da realização audiovisual; formatação de projetos para apresentação; Ancine e Spcine; fontes de financiamento público, privado e coletivo; exibição, difusão e comercialização (segmentos e janelas); distribuição além da internet; checklist da distribuição (materiais de divulgação) e estudo de caso são os tópicos que serão trabalhados no laboratório.

 

29/08, às 11h00

Mesa 5 - Vozes Diversas: O Cinema Feito Por Pessoas Com Deficiência

* participantes: Clarice Senna, Victor Di Marco, Giovanni Venturini e Adriana Somacal 

* moderadora: Cintia Alves 

Bate-papo sobre acessibilidade no cinema de forma expandida, trazendo a perspectiva de artistas que são pessoas com deficiência em diferentes funções, como direção, atuação e roteiro, e mostrando experiências de diferentes localidades do país com foco em linguagem, temática, protagonismo e visibilidade.

 

30/08 e 31/08

Mesa 6 - Cine Pitching APACI

Atividade composta de pichings (pela manhã) e rodada de negócios (à tarde) para projetos de filmes e séries para cinema, TV e streaming.

No dia 31/08, às 17h00, debate de encerramento:

“Ameaça ou colaboração criativa? Dilemas e diálogos do cinema com a inteligência artificial”. 

* participam: Cao Hamburger, Fernanda Pessoa, Lucas Bambozzi e Lyara Oliveira

* moderadora: Paola Prestes

Às 18h00: pocket show

O evento tem o objetivo de aproximar, através de rodadas de negócios e pitchings, autores/realizadores e distribuidores de cinema, representantes dos canais de TV e streaming e produtores em volta de projetos em fase inicial de desenvolvimento.

 

Um dos mais importantes eventos mundiais dedicados ao cinema de curta-metragem, o Curta Kinoforum 2023 acontece de 24/08 a 3/09, com entrada franca.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp