Agosto de 2023 - Segundo a pesquisa Global State of Enterprise AnalyticsGrande, no Brasil, 60% das empresas já usam Data & Analytics - a ciência de analisar dados - para orientar estratégias e mudanças necessárias nos negócios. Parte das marcas líderes de mercado reconhecem a importância de realizar um planejamento estratégico orientado a dados. Isso acontece devido ao nível de controle e previsibilidade que as informações coletadas, de forma confiável, conseguem trazer para a empresa.
Qual a importância da inteligência de mercado?
A inteligência de mercado consiste na coleta e análise de dados e informações para obter insights. Uma das principais vantagens, para as empresas, é a possibilidade de conhecer com mais detalhes o público-alvo.
Escolher as ferramentas de informações que irão ajudar na análise e no monitoramento dos dados é um passo muito importante para a inteligência de mercado. Para isso, existem recursos que podem oferecer informações valiosas gratuitamente, mas também existem boas fontes de informações e dados relevantes de forma paga. Uma boa mescla do maior número de fontes possíveis de informação é a melhor estratégia para negócios.
Para ajudar sua empresa a acertar na inteligência de mercado, o analista de marketing da Gofind, plataforma de IA da indústria que aumenta o fluxo de pessoas nas lojas que tem seus produtos, Cleison Dará, lista cinco ferramentas:
1. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
Uma boa base de dados demográficos é essencial para conhecer a realidade do mercado consumidor.
2. Mailchimp
O Mailchimp é, hoje, uma das principais ferramentas de e-mail marketing da internet. Com ele é possível enviar milhares de mensagens para uma base enorme de clientes, de maneira automática e rápida, além de fornecer uma série de dados relevantes sobre o engajamento da audiência com seus conteúdos.
3. Google Ads
Ferramenta fundamental para entender como o mercado está se comportando. Com ela, é possível verificar quais são as palavras mais utilizadas no mecanismo de busca do Google, possibilitando uma análise bastante completa dos interesses do seu público.
4. Google Trends
Com o Google Trends é possível analisar a frequência de buscas por termos e palavras ao longo do tempo. A ferramenta, permite comparar palavras-chave diferentes e filtrar as buscas por países, estados e cidades.
5. Gofind Analytics
A ferramenta oferece um conjunto de dados completos sobre a performance de produtos específicos, pontos de vendas, dados demográficos, perfil do consumidor, demanda por região, produtos específicos, dados de ruptura e insights para ações de marketing.
Sobre a Gofind
Com mais de 1 milhão de produtos de 400 marcas e 2 milhões de varejos integrados em sua plataforma, a Gofind aplica inteligência artificial para cruzar, em tempo real, dados da demanda de consumidores com a oferta de produtos nos PDVs, para automatizar e melhorar decisões na indústria. Desde 2015 no mercado, tem apoiado marcas como Heineken, Heliar, MSD, Wickbold, Saint-Gobain e Bosch.
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