SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
01/09/2023 às 13h56min - Atualizada em 04/09/2023 às 00h00min

Da horta à mesa: Inteligência artificial e rastreabilidade conectam consumidor final ao campo

Através da leitura de QR Code, é possível encontrar informações de origem dos alimentos e receitas geradas por inteligência artificial com frutas, legumes e verduras da estação. Iniciativa contribui para diversificar a alimentação dos brasileiros

Assessoria
PariPassu
Conecta PariPassu - Divulgação

A inteligência artificial tem revolucionado negócios pelo mundo inteiro, otimizando a relação com tecnologia e, agora, ela chegou também no setor de frutas, legumes e verduras dos supermercados e, ainda, na mesa dos consumidores. Esta é inovação que a PariPassu, empresa referência em soluções de tecnologia e rastreabilidade para a cadeia agroalimentar, traz por meio do lançamento da nova versão do aplicativo Conecta, que além de trazer visibilidade do trajeto do alimento, conectando o consumidor à cadeia produtiva, agora também traz receitas geradas por inteligência artificial.  Em apenas 15 segundos, a IA cria receitas inovadoras com os itens disponíveis rastreados pela PariPassu nas gôndolas dos mercados em todo o país, criando possibilidades infinitas de novas formas de preparar os alimentos, uma maneira de diversificar a alimentação dos brasileiros.  

“A atualização do Conecta surgiu da necessidade de unir tecnologia e alimentação saudável de uma maneira acessível e prática. O objetivo é entregar aos usuários receitas que otimizem o uso dos alimentos rastreados, com melhor aproveitamento da sazonalidade durante as épocas de alta safra. A IA revela um potencial singular ao tornar informações mais acessíveis ao público em geral e a habilidade de sintetização é notável.”, conta Camilla Lais Amaral, nutricionista e desenvolvedora na PariPassu. 

A novidade alinha duas tendências de negócios em apenas uma solução: inteligência artificial e também a mudança de hábitos dos brasileiros. De acordo com levantamento da Euromonitor Internacional, o setor de alimentos saudáveis apresentou um crescimento exponencial nos últimos anos. Entre 2015 e 2020, o aumento foi de 33% e, até 2025, a expectativa é que o segmento cresça mais 27%. A pandemia elevou a preocupação com a saúde e bem-estar, 47% dos brasileiros começaram a tomar consciência sobre a necessidade de adotar novos hábitos alimentares.

“Se falarmos apenas da capacidade de geração de receitas da IA os números são bastante surpreendentes. Estamos falando de um potência de milhões de receitas geradas por ano. Mas acima da quantidade, nosso time está preocupado com a qualidade e aceitação das receitas geradas. Em versões futuras vamos contar com a avaliação dos próprios usuários, nos indicando as melhores receitas geradas pela inteligência artificial”, conta Nildo Wilpert Júnior, gerente de TI da PariPassu. 

A novidade traz ainda visibilidade aos quase três mil produtores e fornecedores espalhados por todo o Brasil. Apenas nos primeiros sete meses de 2023 realizaram o rastreamento de 700 mil toneladas de alimentos, englobando mais de 4500 variedades distintas de produtos. “Conhecer a origem dos alimentos agrega valor ao produto”, aponta Nildo.

Como funciona

Após fazer o download do Conecta PariPassu, o usuário poderá fazer a leitura do QR Code dos alimentos nos mercados. O aplicativo abrirá uma tela com informações de origem do produto, sugestões de receitas e também informações diversas, como dicas de higienização e armazenamento corretos, curiosidades, entre outros. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp