SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
04/09/2023 às 18h57min - Atualizada em 05/09/2023 às 00h00min

Recortes da programação do 34º Curta Kinoforum ficam disponíveis virtualmente até 10/09

nas plataformas digitais

Atti Comunicacao
Kinoforum
kinoforum

34º CURTA KINOFORUM SEGUE EM PLATAFORMAS DE STREAMING 

 

Prossegue até 10/09, em três plataformas de streaming, a programação do 34º Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo

De forma gratuita e acessível em todo o país, recortes da programação do evento estão em cartaz na Itaú Cultural Play, Spcine Play e Sesc Digital.

Na Itaú Cultural Play [www.itauculturalplay.com.br/] estão disponibilizadas seis obras assinadas por cineastas indígenas. “Mãri Hi - A Árvore do Sonho” (Brasil-RR), de Morzaniel Ɨramari, foi eleito melhor curta-metragem no É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários e acaba de conquistar no Festival de Gramado o prêmio de melhor fotografia e o prêmio especial do júri. O filme está na programação do importante Festival de Veneza, cuja 80ª edição se inicia em 30/08, ao lado de dois curtas também em cartaz na plataforma, ambos assinados por Edmar Tokorino Yanomami, Roseane Yariana Yanomami e Aida Harika Yanomami: “Thuë Pihi Kuuwi - Uma Mulher Pensando” e “Yuri U Xëatima Thë - A Pesca Com Timbó”. Completam a playlista “Retomar Para Existir”, de Olinda Tupinambá; Nhe‘En-Mongarai / Batismo da Alma, do cineasta Guarani Alberto Alvares, e “Território Pequi”, de Takumã Kuikuro.

 

Uma seleção com 11 títulos da Mostra Horizontes do evento, dedicada a filmes com temáticas ligadas à juventude, encontra-se na Spcine Play [www.spcineplay.com.br/]. Na playlista estão duas obras latino-americanas: “A Menos Que Bailemos”, sobre jovens que dançam para fugir da vida do crime na cidade mais violenta da Colômbia, e o argentino “Dance Off”, no qual um jovem sonha em se tornar dançarino. Na coprodução Índia/França “Últimos Dias de Verão”, o diretor Stenzin Tankong investiga um som misterioso das montanhas do Himalaia, enquanto que o francês “Nada Importante” focaliza dois coletores de lixo improvisados. “Pouco a Pouco”, da Áustria, acompanha a conversa de dois adolescentes e a coprodução Alemanha/República foi vencedor do prêmio do júri jovem para melhor curta-metragem na mostra Generation 14plus do Festival de Berlim. Completam a programação cinco curtas brasileiros. Os paulistas de temática LGBTQIA+ “Se Trans For Mar”, com uma protagonista travesti, e “Te Amo, Se Cuida”, sobre reflexos e espelhos espalhados pelo centro de São Paulo; os mineiros “Comida de Quintal”, que focaliza quintais urbanos produtivos, e “No Início do Mundo”, sobre a ausência de perspectivas de jovens periféricos da Região Metropolutana de Belo Horizonte; e o capixaba “O Último Rock”, no qual jovens se reúnem para uma festa antes de entrarem em lockdown por causa da Covid-19.   

 

Já na plataforma Sesc Digital [https://sesc.digital/] estão em cartaz dez títulos recolhidos da Mostra Limite, voltada a obras de linguagem experimental. Entre eles, os brasileiros “Spiti” (de São Paulo), no qual um menino se confronta com um fantasma de infância enquanto narra a fundação do local onde cresceu na periferia paulistana; “Espectro Restauración” (Rio de Janeiro), com o espectrograma sonoro de um incêndio no Pantanal; e "Aqui Onde Tudo Acaba" (Santa Catarina), uma abordagem de uma cultura em extinção, a dos indígenas. Produções de países latino-americanos estão nessa seleção: o chileno "O Toque Fantasma", no qual um usuário explora a plataforma do VRChat; e a coprodução Paraguai/Argentina "Nostalgia para o Lago", com um canoeiro flutua em seu bote, entre o sono e a vigília. Por sua vez, o austríaco "Mais ou Menos Trabalhando" foi premiado no prestigioso Festival de Locarno, enquanto que o belga "E6-D7" esteve selecionado para o Festival de Roterdã, um dos mais importantes eventos cinematográficos do mundo. Completam a programação três curtas franceses: a animação "Mas Onde Fica Ornicar?"; "Realtà Porosa", uma espécie de colagem a partir de imagens recortadas de vídeos; e "Observe o Fogo ou Queime Nele", passado na Córsega (França).

 

O 34° Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum é uma iniciativa da Associação Cultural Kinoforum e tem direção da produtora Zita Carvalhosa. O patrocínio é do Itaú Unibanco, Sabesp, ProAC Editais, Spcine e Casa di Conti. A realização é da Associação Cultural Kinoforum, Sesc São Paulo, Museu da Imagem e do Som, Cinemateca Brasileira, Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp