SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
14/04/2022 às 14h36min - Atualizada em 15/04/2022 às 00h00min

Sucesso de audiência, lançamento da Nova Trilha Empreendedora inspira educadores e estudantes da rede pública a abraçarem a edição de 2022

Com início em maio, programa gratuito da ONG Junior Achievement conta com 120 escolas e visa preparar estudantes do Ensino Médio para construção do seu projeto de vida

SALA DA NOTÍCIA Camilla França
RPM Comunicação
O lançamento da Nova Trilha Empreendedora 2022, ocorrido nesta quarta-feira, 13, via YouTube, mostrou um sucesso instantâneo, traduzido em inspiração. Com início no próximo dia 3 de maio, o evento – que contou com a participação de professores da Secretaria Estadual de Educação, mentores voluntários, educadores, da coordenadora do programa, Maria Clara Wasserman – motivou educadores e estudantes a abraçarem a edição de 2022, além de bater recorde de audiência: mais de 500 visualizações até o momento.
 
“Fiquei maravilhada!! escola linda!! parceiros SHOWWWWWWWW. Equipe diretiva animada, professores e alunos motivados!!!”, comentou a internauta Cristiane Medea. “A partir da trilha nossos alunos começaram a ter uma visão muito maior sobre o futuro deles e estamos tendo esse retorno”, frisou a professora Maida Celia.

Parceria da ONG Junior Achievement, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Fundação Casas Bahia e Michelin, a Nova Trilha Empreendedora conta com 120 escolas na disciplina Projeto de Intervenção e Pesquisa do Itinerário Inovador, professores e cerca de 300 voluntários, que aplicarão mentorias aos estudantes, nos formatos online, híbrido ou presencial. O objetivo do projeto é preparar estudantes do Ensino Médio da rede pública para a construção do seu projeto de vida, ajudando no combate à evasão escolar.

Emoções, conexões e conhecimento

Para Jaciane Andrade, voluntária desde 2020, participar do projeto é potencializar três pilares: “Estamos marcando uma geração. Ser voluntária da Trilha Empreendedora é ganhar emoções. Quando a gente se conecta com esses jovens, quando contamos nossa história, somos inspirações para eles, que também nos inspiram. Há maior alegria em dar do que em receber. Quando vamos ali para doar, quem recebe é a gente. São histórias cheias de sonhos. O network também é muito importante. São profissionais do país inteiro. O terceiro “ganha”, sem dúvida alguma, é o conhecimento. Os voluntários têm a oportunidade de receber um material de uma qualidade impressionante. Emoções, conexões e conhecimento são o que conseguimos em um único projeto”, destacou.

O aluno Ciep 199 Charles Chaplin e do projeto Gabriel Lima, 18 anos, morador da Baixada Fluminense, RJ, ressalta a importância para si e para a mudança de vida de diversos jovens: “É muito gratificante ver a professora Jaciléa Donadio [participante do lançamento] emocionada. Como aluno, sei do esforço que ela fazia para inserir o Ciep em qualquer projeto apresentado pela Junior Achievement”, ressalta o estudante, que completa: “Quando mais novo, via a escola como obrigação. Após conhecer a Trilha Empreendedora, aquele jovem que achava que a escola era uma obrigação entrou em conflito, pois, a partir daí, queria ficar mais tempo no ambiente escolar. A trilha combate muito fortemente a evasão escolar. Pra mim, esse é o primeiro grande impacto do projeto. A disciplina que mais me impactou foi “Meu Dinheiro, Meu Negócio”. Além do mercado financeiro, ela vem para blindar a gente para a sociedade, porque mostra como ser organizado e pode ser usada para todas as etapas da vida, o que é muito importante”.

Sexto ano de atuação e 300% a mais de escolas

Criada em 2017, a Trilha Empreendedora visa preparar estudantes do Ensino Médio da rede pública para a construção do seu projeto de vida, ajudando no combate à evasão escolar. Em 2021, o projeto atendeu a 79 escolas, proporcionando a 6.448 jovens a oportunidade de desenvolverem suas habilidades e competências socioemocionais, por meio da metodologia “aprender fazendo”. Para isso, os jovens recebem mentoria para elaborar um currículo, simulam entrevistas de emprego, refletem sobre o futuro do trabalho e aprendem sobre educação financeira.
Ainda haverá atividades extras, como Feira de Profissões, criação de projetos e oficinas de produção de currículo e entrevista de emprego.
No final do projeto, os alunos, mentores e professores da Seeduc recebem certificado de participação.

Calendário Rio 2030 e Nobel da Paz

Em março, o projeto entrou para o calendário Rio 2030, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio com o objetivo de promover atividades de impacto, voltadas para a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Recentemente, a Junior Achievement Worldwide foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz de 2022. As indicações podem ser recebidas apenas de chefes de estado e certos funcionários eleitos, professores universitários em áreas selecionadas, vencedores anteriores do Nobel e alguns outros indivíduos notáveis.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://sosnoticias.com.br/.
SOS NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp